ERNST LUDWIG KIRCHNER
Aschafemburgo, Baixa Franconia 1880 - Davos, Suíça 1938
Iniciou seus estudos de arquitetura em 1901, e influenciado
pelo Cubismo e o Fauvismo, despojou a cor da sua função decorativa, realizando varios trabalhos de decoração de interiores. Foi um dos fundadores do grupo de pintores expressionistas "Die Brücke" (A Ponte) formado em 1905, junto com Erich Heckel, Karl Schmidt-Rottluff e Otto Mueller, cujo principal ideal era liberar a arte dos valores tradicionais.
A xilogravura foi uma técnica muito utilizada pelos expressionistas, e Kirchner era o executor das xilogravuras para os cartazes e catálogos do "Brücke".
O grupo se disolveu em 1913, e cada artista seguiu
seu próprio caminho.
As características da xilogravura foram levadas por Kirchner
para a sua pintura, de contornos recortados, bidimensionalidade e contrastes agressivos.
A emoção e o seu tormento individual, são expostos
nos seus quadros através da intensidade da cor, influenciado pelos Pós-Impressionistas, principalmente por Vincent Van Gogh.
Em 1911 mudou-se para Berlim, período no qual explorou
a experiência da vida na metrópole moderna, e as cenas urbanas se fizeram muito presentes em sua pintura.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, transmitiu
nos seus quadros as perturbações produzidas pelo
conflito. A destruição da figura humana foi uma das características dessa época, interpretada como uma metáfora do horror da guerra.
Em 1917, devido ao seu estado emocional foi levado
para Suíça pelos seus amigos. Consequentemente o tema
de suas pinturas transformou-se com a nova paisagem.
As formas recortadas das cenas urbanas dão espaço
a composições mais serenas, transmitindo a sensação
de paz e ordem.
Em 1938, sozinho e doente, Kirchner se suicidou em Davos.
dados extraídos da Wikipédia
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
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