terça-feira, 12 de janeiro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL 
Fotojornalismo no Cinema
LA HORA DE LOS HORNOS
Fernando "Pino Solanas
Octavio Getino
CINEMA DOCUMENTAL E POLÍTICO  
Grupo Cine Liberación
________________________
 
LA HORA DE LOS HORNOS
Fernando "Pino" Solanas
Octavio Getino

Argentina 1966-68

Os letreiros originais do filme,
foram substituídos pela digitação
por causa da mala qualidade da cópia
que dificulta a leitura.
As chamadas foram mantidas em espanhol  

LA HORA DE LOS HORNOS é um filme argentino
realizado em 1968 pelos cineastas Fernando "Pino" Solanas
e Octavio Getino, integrantes do grupo Cine Liberación.
O filme é dividido em três partes: Neocolonialismo 
e Violência e Acto Para la Liberación, dividido por sua vez
em dois grandes momentos: Crônica del Peronismo (1945-1955) e Crônica de la Resistência (1955-1966)
La Hora de los Hornos não pode ser exibido na Argentina
em 1973, devido a situação política daquele momento,
e passou a ser exibido de forma mais ou menos clandestina durante muitos anos, em círculos restritos, se tornando um
símbolo contra a ditadura e a censura.

dados extraídos da Wikipédia
 

FERNANDO EZEQUIEL SOLANAS 
(Conhecido como "Pino" Solanas)
Olivos, Provincia de Buenos Aires, Argentina 1936
É um diretor de cinema e político, senador
pela Cidade de Buenos Aires depois de ser eleito
nas eleições legislativas de 2013, como integrante
da frente UNEN. 
Fundador do movimento político-cultural denominado
"Projecto Sur".
Em 1962 realizou seu primeiro curta metragem Seguir Andando, e formou a sua equipe de produção.
Em 1968 fez seu primeiro longa metragem La Hora de los Hornos, junto com Octavio Getino, trilogia documental
sobre o neocolonialismo e a violência na Argentina e na 
América Latina. O filme ficou clandestino durante muitos
anos, e acabou se tornando um símbolo da resistência
contra as ditaduras.
Em 1969 fundou o grupo Cine Liberación, também em parceria com Getino, e desenvolveu seu projeto no circuito
alternativo por meio das organizações sociais e políticas.
La Hora de los Hornos, ganhou vários prêmios internacionais, e foi projetado em mais de 70 países.
Em 1971 realizou Perón, Actualización Política 
y Doctrinária, uma extensa entrevista feita junto com Octavio Getino, ao general Juan Domingo Perón, desde
seu exílio em Madrid. O filme foi, na época, um emblema
de militância da Juventud Peronista, em luta
pelo retorno de Perón a Argentina.
Em 1975 terminou Los Hijos de Fierro, seu primeiro
longa metragem de ficção.
Meses antes havia sido ameaçado de morte pela "Triple A",
e em 1976, um comando da marinha tentou sequestrá-lo.
Se exilia na Espanha e posteriormente na França, onde
em 1985 rodou Tangos...El Exilio de Gardel.
Em 1988 acaba de filmar Sur.
Sofre um atentado, e é baleado nas pernas, 
por um comando ligado ao governo de Carlos Saul Menen.
Em 1998 conclui La Nube, premiado no Festival de Veneza.
Em 2004, apresenta no Festival de Berlim Memória del Saqueo.
Em 2005, La Dignidad de los Nadies. Em 2007, Latente Argentina. Em 2008, La Próxima Temporada.
Em 2009, Oro Impuro.

dados extraídos da Wikipédia 


OCTAVIO GETINO
Espanha 1935 - Argentina 2012
Foi um diretor de cinema e investigador
dos meios de comunicação e cultura argentinos,
e fundador do grupo Cine Liberación,
e da escola Tercer Cine, junto a Pino Solanas
e Gerardo Vallejo.
Vinculado ao Peronismo de esquerda, realizou,
com Pino Solanas clandestinamente, o documentário
La Hora de los Hornos (1968-69), sobre o neocolonialismo
e a violência na Argentina e na América Latina.
Em 1971 a dupla entrevistou o general Juan Domingo Perón,
exilado no sitio "Puerta de Hierro" em Madrid, Espanha.
Desse encontro foram realizados dois documentários:
Perón, La Revolución Peronista, e Perón, Actualización
Política y Doctrinária Para la Toma del Poder.
Em 1972 escreveu e dirigiu o longa metragem de ficção
El Familiar.
Tras o golpe militar de 1955, foi perseguido e ameaçado
de morte pela ditadura autotitulada Revolución Libertadora,
e se exilia no Perú.
O grupo Cine Liberación, do qual Getino foi fundador
e principal teórico, formou parte do movimento Tercer Cine,
que junto com o Cinema Novo brasileiro 
e o Cine Revolucionário cubano, todos de corte antimperialista, propunham utilizar o cinema como ferramenta política, fortemente comprometidos com os conflitos sociais e com a militância.
Seu livro de contos Chulleca, ganhou em 1964, o prêmio
Casa de las Américas.
Getino faleceu em Buenos Aires, em 1º de outubro de 2012.

dados extraídos da Wikipédia 
 

Fernando "Pino" Solanas, Juan Domingo Perón e Octavio Getino - Madrid 1971


Han sido utilizadas escenas de:
TIRE DIE de Fernando Birri
MAIORIA ABSOLUTA de Leão Hirzman
EL CIELO Y LA TIERRA de Joris Ivens
Fragmentos de imágenes de FAENA
de Humberto Rios
Grupo de teatro: Frankestein
Libro Cinematográfico
OCTAVIO GETINO
FERNANDO EZEQUIEL SOLANAS
AL CHE GUEVARA
Y A TODOS LOS PATRIOTAS
QUE CAYERON EN LA LUCHA
POR LA LIBERACIÓN
DE INDOAMÉRICA

LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


DESPOSEIDOS
DESPOSEIDO
MARGINADOS
CONDENADOS

LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


ES FALSA LA HISTÓRIA 
QUE NOS ENSEÑARON
FALSAS LAS RIQUEZAS
QUE NOS ASEGURAN
FALSAS LAS PERSPECTIVAS MUNDIALES
QUE NOS PRESENTAN
FALSAS LAS CREENCIAS ECONOMICAS
QUE SE DIFUNDIERON
IRREALES LAS LIBERTADES
QUE LOS TEXTOS PROCLAMAN
Scalabrini Ortiz
EL PROBLEMA ARGENTINO
ES ESENCIALMENTE POLITICO
PARA NO SER COLONIA
SOLO CABE UNA OPCIÓN
EL PODER AL PUEBLO
Perón

LA HORA DE LOS HORNOS


NINGUN ORDEN SOCIAL SE SUICIDA
IDEOLOGIA
 
NUESTRA REVOLUCIÓN
EL HOMBRE COLONIZADO
SE LIBERA
EN Y POR LA VIOLENCIA
Franz Fanon
SE ACERCA LA HORA
EN QUE LOS INCIVILIZADOS
EDUCARAN A LOS CIVILIZADORES
Hernández Arregui
EL PODER
EL PODER
EL PODER
EL PODER
EL PODER
EL PODER

LA HORA DE LOS HORNOS


SOLTAR AL HOMBRE
TODA NUESTRA ACCIÓN
ES UN GRITO DE GUERRA
CONTRA EL IMPERIALISMO
Y UN CLAMOR POR LA
UNIDAD DE LOS PUEBLOS
CONTRA EL GRAN ENEMIGO
DEL GÉNERO HUMANO:
LOS EE.UU
che Guevara

LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


1 - LA HISTÓRIA

LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS


LA HORA DE LOS HORNOS