quinta-feira, 16 de abril de 2020

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
EXPRESSIONISMO ALEMÃO
Os Pioneiros
A Existência Trágica

"El Barco" - Edição virtual - Monte Alto - Rio de Janeiro - 2020

ERNST-LUDWIG KIRCHNER - xilogravura - 1913


USO DA GRAVURA NO EXPRESSIONISMO

O Expressionismo foi um fenómeno europeu
do início do século XX, que encontrou na Alemanha
condições particularmente propícias 
para o seu desenvolvimento.
Em 1905, um grupo de artistas forma o Die Brücke
(A Ponte), que terá continuidade no Der Blaue Reiter
(O Cavaleiro Azul), a partir de 1911. 
Apresentando propostas revolucionárias para o fazer
artístico, esses artistas opõem-se ao carácter
essencialmente sensorial do Impressionismo.
Se por impressão consideram a realidade que se imprime
na consciência, por expressão entendem a subjetividade
que se imprime à realidade.
O Expressionismo pressupõe o compromiso do artista
em relação às questões sociais e a situação histórica,
almejando uma relação afetiva com a sociedade.
Assim sendo, a questão da comunicação é de fundamental
importância.
Esses preceitos nortearam os expressionistas
que participaram dos dois grupos seminais do movimento,
e até mesmo as derivações ocorridas noutros países.
Os expressionistas recorreram largamente à gravura,
que, nos seus primórdios, foi a forma mais simples e direta
de expressão e comunicação, tendo se tornado
uma tradição para ilustrações na Alemanha.
Assim, com a maneira artesanal pela qual a matriz é feita,
o artista deixa a sua marca sobre a matéria resistente
do metal, a madeira, ou a pedra, no caso da litografia,
a imagem multiplica-se e propicia uma ampla circulação
de ideias.
A linguagem formal da gravura desenvolve-se
ao mesmo tempo que a da pintura, e, ao exercerem
mútua e íntima influência, constroem uma coesa poética
visual, até então inédita em qualquer outro momento
da história da arte.
A força das imagens deriva da rigidez e angulosidade
das linhas da utilização de formas maciças, da simplicidade 
arcaica do fazer e da referência à arte dos povos
de uma civilização mais autêntica.
Imagens que prenunciam e registram um período
entremeado de melancólicos e negros presságios de guerra
e de morte.

Daniela Escórcio
2009

texto extraído da Wikipédia
ERNST-LUDWIG KIRCHNER
1880-1938

ERNST-LUDWIG KIRCHNER - xilogravura - 1912


ERNST-LUDWIG KIRCHNER - litografia - 1915


ERNST-LUDWIG KIRCHNER - xilogravura - 1916


ERNST-LUDWIG KIRCHNER - xilogravura - 1921


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF
1884-1976

KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1918


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1918


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1918


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1918


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1918


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1919


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1921


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1922


KARK SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1922


KARL SCHMIDT-ROTTLUFF - xilogravura - 1923