sábado, 23 de setembro de 2017

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO FILETE PORTENHO
FILETAGEM
Arte Popular da Cidade De Buenos Aires
Legado Renascentista
"El Barco" - Edição virtual - Monte Alto - Rio de Janeiro 2017
 
  

FILETAGEM

Filetagem é um estilo de pintura e desenho
tipicamente "portenho", que se caracteriza por linhas 
que se transformam em espirais, de cores fortes, 
uso recorrente da simetria, e efeitos tridimensionais 
através de sombras e perspectivas.
Seu repertório decorativo inclui estilizações de folhas,
animais, cornucopias, flores e galhardetes.
A Filetagem nasceu em Buenos Aires, porto e capital 
da Argentina no final do século XIX, como um ornamento
simples para embelezar carruagens de tração animal e, com o tempo, tornou-se uma arte pictórica própria 
e representativa da cidade. 
Geralmente são incluídas nas decorações frases espirituosas ou poéticas e aforismos humorísticos 
ou filosóficos, as vezes escritos em lunfardo (gíria), 
e com letras ornamentadas, geralmente góticas ou cursivas. Muitos de seus iniciantes faziam parte
das famílias de imigrantes europeus trazendo consigo
alguns elementos artísticos que foram combinados
com os do acervo crioulo, criando um estilo tipicamente 
argentino.
O início do fileteado têm origem nas carroças pintadas
de cinza e puxadas por cavalos, que transportavam os alimentos. Uma anedota, relatada pelo fileteador Enrique
Brunetti, conta que na avenida Paseo Colón, que naquele
então era o limite entre a cidade e o porto, 
existia uma oficina  de carroçarias na que trabalhavam
colaborando em tarefas menores, dois meninos humildes 
de origem italiana, que mais tarde se convertiriam
em destacados fileteadores: Vicente Brunetti, pai de Enrique e Cecilio Pascarella, de dez e treze anos de idade. Um dia o dono lhes pediu que dessem uma demão de pintura 
numa carroça, que na época eram pintadas de cinza. 
Tal vez por travesura, pintaram as chanfraduras da carroça
de vermelho, e o dono gostou da idéia. A partir desse dia
outros clientes quiseram pintar suas carroças com cores,
pelo que outras empresas de carroçarias imitaram a idéia.
Deste jeito teria-se iniciado a decoração das carroças.
A seguinte inovação foi a inclusão de cartazes nos que
figuravam o nome do proprietário, o seu endereço 
e a especialidade que transportava. 
Esta tarefa era, em princípio, realizada por letristas franceses, que em Buenos Aires de dedicavam a pintar
letreiros para os comércios.
O pintor que decorava carroças era chamado fileteador,
pois realizava o trabalho com pincéis de pêlo longo
ou pincéis para filetear. Esta é uma palavra derivada
do latim filum, que significa "fio", ou uma linha fina 
que serve de ornamento.
A aparição do automóvel provocou o fechamento 
das oficinas de carroças. O caminhão eliminou da cena
a carruagem de transporte, mas o caminhão representava
um desafio para o fileteador, pelo fato de ser muito maior e de estar cheio de sinuocidades de difícil acesso.
O trabalho do fileteador chegava no final, 
uma vez construído o veículo. Ele pintava sobre andaimes.
Costumava decorar os painéis laterais de madeira com flores
e dragões, enquanto a tábua principal era ornamentada
com algum tema proposto pelo dono. O fileteador assinava
no tabuão ou junto ao nome da carroçaria.
Quando os ônibus portenhos (chamados de "colectivos")
deixaram de ter o tamanho de carros, passando
a ser uma espécie de caminhão modificado para transportar pessoas, começaram a serem fileteados. Usava-se muito
a linha arabesca e os rodapés em forma horizontal, dando a volta à carroçaria do ônibus. O nome da empresa era escrito
com letras góticas, e no interior fileteava-se ocasionalmente a parte traseira da poltrona do motorista.

dados extraídos da Wikipédia

FILETE PORTENHO


FILETE PORTENHO


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