quinta-feira, 28 de agosto de 2014

EGON SCHIELE - Auto-retrato - óleo sobre papelão


EGON SCHIELE - Retrato - óleo


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - Auto-retrato - óleo


EGON SCHIELE - Auto-retrato - óleo


EGON SCHIELE - Auto-retrato duplo - lápiz e tinta


EGON SCHIELE - Auto-retrato - tinta


EGON SCHIELE - Auto-retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz


EGON SCHIELE - Estudo com modelo - lápiz e guache


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - Retrato - lápiz


EGON SCHIELE - aquarela


EGON SCHIELE - tinta



EGON SCHIELE - crayón e guache


EGON SCHIELE - Auto-retrato gritando - crayón e guache


EGON SCHIELE - Auto-retrato - tiinta e guache


EGON SCHIELE - tinta e aquarela


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - Auto-retrato - tinta


EGON SCHIELE - óleo


EGON SCHIELE - Retrato - óleo


EGON SCHIELE - Retrato - óleo


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
GUSTAV KLIMT
SIMBOLISMO - ART NOUVEAU

GUSTAV KLIMT
Baumgartem, Império Austríaco 1862
Foi pintor simbolista e muralista destacado na sociedade austríaca do século XIX.
O assunto preliminar da sua pintura, marcada pelo erotismo, era o corpo da mulher, o éxtase e a morte.
Klimt viveu na pobreza, enquanto frequentava a Escola de
Artes e Oficios, em Viena, onde estudou pintura
arquitetónica até 1883, aceitando os principios 
de formação conservadora. 
Começou sua carreira profissional pintando murais e tetos 
interiores em grandes edificios públicos na Ringstrayse, incluindo uma bem sucedida série de Alegorias e EmblemasSeus trabalhos da época podem ser
classificados de académicos.
No inicio da década de 1890, conheceu Emilie Louise Flöge
que, não obstante as suas relações com outras mulheres,
seria sua companheira até o fim da vida. Sua pintura
"O Beijo" (1907-1908), foi pensada para ser uma imagem
deles como amantes. Durante este período ele foi pai 
de pelo menos quatorze filhos.
Foi um dos fundadores e presidente do Wiener Sezession
(Secessão de Viena) em 1897, e editor do jornal do grupo,
cujo objetivo era publicar o trabalho, fornecer exposições
de jovens pintores não convencionais, e trazer para Viena
a obra de outros artistas.
Em 1894, foi contratado com a encomenda de criar três quadros para decorar o teto do Salão da Universidade de Viena, não concluidos até a virada do século. 
Os três quadros "Filosofia", "Medicina" 
e "Jurisprudencia", foram criticados por seus temas radicais, e rotulados de "pornográficos". Klimt havia transformado as alegorias tradicionais, numa nova linguagem mais abertamente sexual e, portanto, mais perturbadora para alguns. O clamor público veio de todos os lados, político, estético e religioso. Como resultado as pinturas não foram exibidas. Esta seria a última comissão pública aceita pelo artista. As pinturas foram destruídas pela SS nazista em 1945. Seu Nuda Veritas (1899), definiu a sua tentativa de "sacudir" o estabelecimento. A mulher ruiva, nua, detém o espelho da verdade, enquanto que acima dela está escrita uma citação do poeta Friedrich Schiller, em letras estilizadas: "Se você não pode agradar a todos com a sua arte, só a alguns, não se preocupe, agradar a todos é mau".
Em 1902, Klimt terminou o Beethoven Frieze para a XIV
exposição secessionista realizada em Viena. A exposição
era para ser uma celebração do compositor. Destinado
somente para a exposição, o friso foi pintado diretamente sobre as paredes com materiais leves. Após a exibição,
a pintura foi preservada, embora não tenha sido exibida
até 1986.
A sua Fase de Ouro foi marcada pela reação positiva da crítica e sucesso financeiro. Muitas de suas pinturas desse
período incluem folhas de ouro. As viagens para Veneza
e Ravena, ambas famosas por seus mosaicos, provavelmente inspiraram a sua técnica de ouro e seu
imaginário bizantino.
Em 1904 ele colaborou com outros artistas da decoração do luxuoso Palacio Stoclet, na casa de um rico industrial belga, que foi um dos monumentos da Art Nouveau.
As pinturas de Klimt para a sala de jantar,
foram alguns dos seus melhores trabalhos decorativos.
Em seguida, entre 1907 e 1909, pintou cinco telas
de mulheres da sociedade vienense. 
Klimt escreveu pouco sobre a sua visão ou seus métodos.
Ele escreveu em sua maioria postais para Flöge, e não
manteve nenhum diário. Em uma escrita rara chamada
Comentário sobre um auto-retrato inexistente, ele afirma:
"Eu nunca pintei um auto-retrato, estou menos interessado
em mim mesmo como assunto para uma pintura, do que
nas outras pessoas, acima de tudo mulheres... Não há
nada especial sobre mim. Eu sou um pintor que pinta todos
os dias da manhã à noite...Quem quiser saber algo sobre
mim, deve olhar atentamente para a minha pintura".
Klimt morreu em Viena em 1918, depois de ter sofrido
um acidente vascular cerebral.
dados extraídos da Wikipédia