quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Caravaggio é, de fato, um mestre em montar "a cena", narrando a história
no espaço da pintura não em muita profundidade. O olho vaga de lá para cá 
na superficie da pintura, não plano adentro. A parede estabelece a profundidade
como fixa.
Comparemos com "A Flagelação de Cristo" de Piero della Francesca.
Piero não é um diretor com atores a sua frente do modo que é Caravaggio..
Ele mexe braços e pernas de acordo com seu conhecimento das leis da
geometria e perspectiva, do modo como "sabe" serem as figuras, não
do modo como as "vê".
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney 

Piero della Francesca - "Flagelação de Cristo" - 1450


Caravaggio pintou seu alaudista 70 anos depois
da xilogravura de Dürer, e, é claro, a tecnologia
das máquinas de desenho tal vez tivesse avançado
naquela altura. Mas já não seriam tais máquinas antiquadas
em 1525? Não estaria Dürer reproduzindo um método
antigo e agora obsoleto de desenhar elipses e curvas
em perspectiva? Os Embaixadores de Hans Holbein foi
pintado em 1533, somente oitos anos depois da gravura
de Dürer. Está repleto de objetos curvos e esféricos, 
os quais teriam sido difíceis de fazer a olho, e no entanto
todos eles são maravilhosamente "precisos" em seu escorço.
Holbein poderia ter usado a máquina de Dürer para pintar
o alaúde na estante de baixo.
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney
  
MICHELANGELO CARAVAGGIO
Itália 1571-1610

Caravaggio - "O tocador de alaúde" - óleo 1595


HANS HOLBEIN - Alemanha 1497-1543

Hans Holbein - "Os Embaixadores" - óleo 1533 / A estranha forma em primeiro plano é um crânio distorcido - Holbein o distendeu. Tal distorção pode ser lograda inclinando a superficie sobre a qual se projeta uma imagem. No detalhe embaixo está reproduzido o crânio comprimindo-o de volta a seu formato num computador. Ele parece bem "real". Não será isso uma pista de que Holbein utilizou ferramentas ópticas?

cránio

Holbein - "Os Embaixadores" - detalhe


Holbein - "Os Embaixadores" - detalhe - (leitura do computador)


Holbein - "Os Embaixadores" - detalhe


ALBRECHT DÜRER - Alemanha 1471-1528

Albrecht Dürer - "Retrato de uma jovem" óleo 1505


Albrecht Dürer - "Retrato de uma moça" - óleo 1506-07


Acima estão dois quadros de Dürer. 
Embora pintados com cerca de apenas
um ano de intervalo, parecem bem diferentes.
o sólido estilo linear do retrato de uma moça
milanesa (1505), abrandou-se no retrato de
uma jovem (1506-07), dominado por efeitos 
de claroescuro, de luz y sombra. Comparadas
com as duas imagens anteriores, essa jovem
parece "fotográfica". Algo causou a mudança.
Dürer era muito interessado en tecnologia,
sobretudo a de fabricar imagens, como demonstra
sua xilogravura de uma máquina de desenho.

Albrecht Dürer - xilogravura - Máquina de desenho - 1525