sábado, 1 de novembro de 2014

TICUNA - Pinturas da Floresta


TICUNA - Pinturas da Floresta


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TICUNA - Pinturas da Floresta


TICUNA - Pinturas da Floresta


TICUNA - Pinturas da Floresta


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TICUNA - Pinturas da Floresta


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ARTE PRIMITIVA & UTILIDADE DA ARTE

TICUNA - Pinturas da Floresta


Alguns teóricos gostam de classificar as artes como
"maiores" e "menores", conforme se relacionem com
as limitações da técnica, do mercado o do caráter
utilitário. Por esse critério, a maior das artes seria 
a poesia, podendo ser realizada apenas com palavras
e gestos, não necessitando de material e técnica, livre
do mercado. A menor delas seria a fotografia, se tratando
de uma elaboração tecnológica com pouco espaço e elaboração pessoal. Seguindo esta mentalidade, no fundo 
do poço encontramos o artesanato, considerado como feito
apenas para o mercado, segundo regras pré-estabelecidas
(quantos artistas consagrados não agem desta forma?)
O artesanato é acussado de visar utilidades práticas, fato
inadmissível numa obra de arte verdadeira. Peças como jarros, cadeiras, porta copos ou imãs de geladeira, sabemos claramente para que foram feitos. Outros objetos tem sua
utilidade menos explícita, podendo ser considerados um
mero adorno, mas isso já basta para ser considerado como
posuidor de alguma utilidade prática.

Usar esse critério para diferenciarmos o artesanato da arte
acaba se mostrando problemático. Mesmo as obras de arte
mais conhecidas e representativas acabam apresentando
algum tipo de utilidade, muitas vezes semelhante aquela
atribuída ao artesanato ou a arte primitiva.
Tanto os objetos da arte clássica como os da arte renascentista foram realizados para serem objeto de adoração ou para favorecerem politicamente quem encomendou. Ainda que também fossem manifestações
bastante pessoais, foram financiadas por pessoas que visavam uma utilidade prática.

A arte ainda hoje se mostra "útil". Os organizadores
de exposições escolhem os artistas visando atrair grande
público, ganhando para si prestigio e poder político. Obras
são negociadas em leilões a altos preços, sendo investimento seguro e uma forma de burlar o imposto de renda.

O artista primitivo, por sua vez, não vê sentido na divisão
entre arte e artesanato. Todo objeto que realiza tem sua utilidade, mesmo que invisível aos nossos olhos. Poderíamos portanto dizer que tudo o que ele faz é artesanato  Por outro lado, esses objetos utilitários são
o principal meio pelo qual as sociedades primitivas
manifestam seus valores, seus temores e sua história.

Se olharmos com cuidado a forma como os "primitivos"
encaram a sua arte, veremos o quanto a sua arte é livre.
Seus utensilhos poderiam muito bem não conter nenhum tipo de intervenção artística e se manteriam eficientes da mesma forma.

Através de seus ritos, sua música, seus adornos, ou ainda, qualquer atividade que não esteja ligada a atender suas
necessidades mais práticas, o ser humano se reconhece como pessoa. A través da arte que chamam de "primitiva",
os membros de uma comunidade se identificam como povo.
E através da arte que o homem primitivo toma contato
com a sua própria identidade.

dados extraídos da Wikipédia

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
NAIF BRASILEIROS

G.T.O - Roda viva


GERALDO TELES DE OLIVEIRA - G.T.O
Minas Geraes - 1913-1990

G.T.O - Carro - (peça móvel com ritmo de maracatú) - 1973


G.T.O - Luta de ginástica - 1973


G.T.O - Roda viva - 1973


G.T.O - Roda viva - 1974


G.T.O - Festividades religiosas - 1973


MADALENA SANTOS REINBOLT
Rio de Janeiro - 1919-1977

MADALENA SANTOS REINBOLT - Lagoa de março - bordado 1974


MADALENA SANTOS REINBOLT - Floresta - bordado