segunda-feira, 22 de junho de 2015

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
PIETER BRUEGEL, o velho
PINTURA ILUSTRATIVA
SÁTIRAS E CENAS DA VIDA CAMPONESA  

Autorretrato


PIETER BRUEGEL, o velho
Breda 1530 - Bruxelas, Bélgica 1569
Bruegel foi um pintor celebrado por seus quadros
retratando cenas e paisagens do campo.
Conhecido por Pieter Bruegel, o velho, para distingui-lo
de seu filho mais velho, foi o primeiro de uma familia
de pintores, considerado um dos melhores artistas flamengos.
Foi admitido como mestre na guilda de São Lucas,
com 26 anos, em 1551, e como aprendiz de Coelcke
van Aelst, artista de Antuérpia, escultor, arquiteto e artífice
de tapeçarias e vitrais.
Foi a esta altura que Bruegel viajou para a Itália, onde
produziu uma série de paisagens, a primeira destas obras assinada e datada em Roma, em 1553.
Em 1554, mudou-se para Bruxelas e casou-se com Mayken,
filha do seu mestre van Aelst, em 1563.
Era também conhecido como "Bruegel, o camponés",
por ter o hábito de se vestir como camponés, uma forma
de se misturar com a população, em casamentos e outras
celebrações, com o intuito de se inpirar para realizar
suas pinturas.
Viajou para a Itália e aprendeu a forma de pintar dos renascentistas, permanecendo como interno uma temporada
no ateliê de um pintor siciliano.
Bruegel foi um pintor de multidões e de cenas populares.
Além de sua predileção por paisagens, pintou quadros
que mezclavam o absurdo, e as fraquezas e loucuras humanas, que lhe deram muita fama e influenciaram a pintura de Hieronymus Bosch, em particular as imagens demoníacas do quadro "O Triunfo da Morte".
Foi o primeiro pintor ocidental a pintar paisagens como 
elemento central e não como pano de fundo histórico
da pintura.
Retratava a vida e costumes dos camponeses e sua terra,
uma vívida descrição dos rituais da vida na aldeia, incluindo
agricultura, caça, refeições, festas, danças e jogos.
Suas paisagens do inverno de 1565, por exemplo o quadro "Caçadores na neve", são tomadas como registros corrovorativos da gravidade dos invernos durante a chamada
Pequena era glacial.
Bruegel criou algumas das primeiras imagens
de protesto social da história da arte, como a pintura
"A luta entre o Carnaval e a Quaresma", uma sátira 
aos conflitos da Reforma Protestante.

dados extraídos da Wikipédia  

BRUEGEL - "Parábola dos cegos" - óleo


BRUEGEL - "Parábola dos cegos" - detalhe


BRUEGEL - "Parábola dos cegos" - detalhe


BRUEGEL - "Parábola dos cegos" - detalhe


BRUEGEL - "Os aleijados" - óleo


BRUEGEL - "O ladrão de ninhos" - óleo


BRUEGEL - "Torre de Babel" - óleo


BRUEGEL - "O misantropo" - óleo


BRUEGEL - óleo


BRUEGEL - "A fuga para o Egito" - detalhe