quinta-feira, 3 de abril de 2014

ARTE AFRICANA --


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CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
CUBISMO
CUBISMO ANALÍTICO E CUBISMO SINTÉTICO
A INFLUÊNCIA DE CÉZANNE E DOS AFRICANOS

PABLO PICASSO - "Les Demoiselles D'Avignon" - óleo - 1907 --


CUBISMO

Cubismo é um movimento artístico
que surgiu no século XX nas artes plásticas.
Foram seus principais fundadores Pablo Picasso
e Georges Braque, tendo se expandido para a literatura
e a poesia pela influência de escritores como Guillaume
Apollinaire e Vladimir Maiakovski. 
O quadro Les Demoiselles D'Avignon" (1907) de Picasso,
é  conhecido como marco do inicio do Cubismo.
Nele ficaram evidentes as referências às máscaras africanas,
que inspiraram a fase inicial do Cubismo, juntamente com
a obra de Paul Cézanne.
O Cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto
no mesmo plano. A representação do mundo passava 
a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza
como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto,
os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram
a representar os objetos com todas as suas partes 
no mesmo plano. É como se eles estivessem abertos
e apresentassem  todos os seus lados no plano frontal
em relação ao espectador. 
O pintor cubista representa os objetos em três dimensões,
numa superficie plana, sob formas geométricas, 
com o predominio de linhas retas. 
Não representa mas sugere a estrutura dos corpos 
ou objetos. Representa-os como se o espectador 
se movimentasse em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos, por cima e por baixo, percebendo todos os planos
e volumes.    
O CUBISMO ANALÍTICO

O cubismo analítico (1910-1912) e uma face evoluída
do cubismo cézanniano. Apareceu depois da junção
do trabalho desenvolvido por Picasso e Braque.
A forma é analizada num plano, decomposta e montada novamente nesse mesmo plano.
A prioridade dada à forma é máxima, tal que a composição
cromática aponte quase para uma só cor.
O objeto é de tal forma distorcido que quase tende
para a abstração, ficando no limite do perceptível 
e do abstrato. Foi nessa fase que se procedeu a uma 
teorização do cubismo. 
No cubismo analítico há a predominância de pocas cores
(preto, cinza e tons de marrom e ocre).

O CUBISMO SINTÉTICO


O cubismo sintético (1913-1914) é a última fase do cubismo.
Também conhecida como cubismo de colagens. Qualquer
aspecto decorativo e/ou acessório ao objeto representado
era extraído. A representação de objetos do cotidiano ajuda
a compreensão das obras, pois de hábito reconhecem-se
mais facilmente atraves de um outro pormenor, 
como por exemplo o cachimbo que remete a representação
de um fumante. 
Os planos são mais redutores e esquemáticos em relação
ao cubismo analítico, isto é, sobrepoem-se e a sua relativa
aparência dá um novo aspecto a obra. A cor volta aqui
a tomar importância depois de ter sido desvalorizada
na fase analítica.
O cubismo sintético buscou recuperar um pouco 
a "imagem real" do objeto tornando as cores mais fortes
e as formas mais decorativas.
Desta fase docorrem os movimentos que quebram 
o imobilismo patente nas obras cubistas, apontando para 
o Futurismo e o Cubo-futurismo.
Existe um texto escrito pelo poeta Guillaume Apollinaire,
intitulado "A Anti-Tradição Futurista", considerado 
uma especie de manifesto cubista, lançado pelos poetas
do Cubo futurismo russo, do qual era membro Vladimir Maiakovski.
extraído da Wikipédia