domingo, 10 de novembro de 2013

Luciano Feijão - Série "Deserto Gráfico" - nanquim ---


Luciano Feijão - Série "Deserto Gráfico" - nanquim ---


Luciano Feijão - Série "Deserto Gráfico" - nanquim ---


Luciano Feijão - Série "Deserto Gráfico" - nanquim ---


O DESENHO EXPRESSIONISTA
DE LUCIANO FEIJÃO
O EXPRESSIONISMO SURGE NA ALEMANHA NO INICIO DO SÉCULO XX,COMO REAÇÃO AO NATURALISMO E AO IMPRESSIONISMO,
PROPONDO UMA ARTE INTUITIVA ONDE PREDOMINASSE A VISÃO INTERIOR DO ARTISTA,A "EXPRESSÃO",
EM OPOSIÇÃO A OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, A "IMPRESSÃO", E SE CARACTERIZOU POR VIOLENTAR A ORDEM VISUAL ESTABELECIDA.
O EXPRESSIONISMO COMPREENDE A DEFORMAÇÃO DA REALIDADE PARA EXPRESSAR DE FORMA SUBJECTIVA A NATUREZA E O SER HUMANO. ENTENDIDO DESSA FORMA O EXPRESSIONISMO NÃO TEM UMA ÉPOCA OU UM ESPAÇO GEOGRÁFICO DEFINIDO,
E PODE MESMO SE CLASSIFICAR DE EXPRESSIONISTA A OBRA DE AUTORES TÃO DIVERSOS COMO O ALEMÃO MATHIAS GRÜNEWALD,
AUTOR DA CRUCIFIXÃO MAIS TRÁGICA DA HISTÓRIA DA ARTE, PETER BRUEGUEL O VELHO, EL GRECO OU FRANCISCO DE GOYA.
TAMBÉM PODEM SER CONSIDERADAS EXPRESSIONISTAS AS OBRAS DE ALGUNS ARTISTAS DOENTES MENTAIS,
COMO AS DO BRASILEIRO BISPO DO ROSÁRIO.
O EXPRESSIONISMO ALEMÃO UTILIZOU UMA PALETA CROMÁTICA VINCADA E AGRESSIVA PARA MOSTRAR A SOLIDÃO E A ANGUSTIA
QUE DOMINAVA OS CÍRCULOS ARTÍSTICOS E INTELECTUAIS DURANTE OS ANOS ANTERIORES A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918),
É QUE SE PROLONGARIA ATÉ O FIM DO PERÍODO ENTRE GUERRAS (1918-1939) JÁ EM PLENA DITADURA NAZISTA.
O EXPRESSIONISMO DEFENDIA A LIBERDADE INDIVIDUAL, O PRIMADO DA SUBJETIVIDADE, O IRRACIONALISMO, O ARREBATAMENTO
E OS TEMAS PROIBIDOS - O EXITANTE, DIABÓLICO, SEXUAL, FANTÁSTICO OU PERVERSO.
PRETENDEU SER O REFLEXO DE UMA VISÃO EMOCIONAL E TRÁGICA DA REALIDADE, MATERIALIZADA ATRAVÉS DA EXPRESSIVIDADE DOS MEIOS PLÁSTICOS.
COMO REAÇÃO AO INDIVIDUALISMO EXPRESSIONISTA, SURGE O MOVIMENTO DA "NOVA OBJETIVIDADE", DO QUAL FAZIAM PARTE TRÊS ARTISTAS QUE ME INFLUENCIARAM, E ONDE COMEÇARAM A SE GESTAR AS CARICATURAS QUE VIRIA A PUBLICAR MAIS TARDE.
ESSES ARTISTAS FORAM: OTTO DIX, GEORGE GROSZ E A GRAVADORA KHATE KÖLLWITZ, UMA EXPRESSIONISTA QUE IMPRIMIA AS SUAS GRAVURAS A FORTE CARGA EMOCIONAL DO REALISMO SOCIAL.
TAMBÉM FOI REVELADORA A DESCOBERTA DOS RETRATOS A CRAYÓN E NANQUIM DE OSKAR KOKOSHKA.
SOB ESTAS INFLUÊNCIAS COMECEI A PUBLICAR AS PRIMEIRAS CARICATURAS NA CENSURADA IMPRENSA PAULISTA DE 1968.
NESSE MESMO ANO SURGE CÁSSIO LOREDANO, DESENHISTA VIRTUOSO QUE PARTINDO DO EXPRESSIONISMO
CHEGOU A DESENVOLVER UM DESENHO MUITO PRÓXIMO DO ESTILO SINTÉTICO DO MESTRE J. CARLOS.
EM 1972, EU, CÁSSIO LOREDANO E RUBEM GRILO, AUTOR DE XILOGRAVURAS DE AGUDA SÁTIRA POLÍTICA, COMEÇAMOS A PUBLICAR
NOS JORNAIS "OPINIÃO" E "PASQUIM", DUAS FAMOSAS PUBLICAÇÕES DA IMPRENSA ALTERNATIVA DE OPOSIÇÃO AO GOVERNO MILITAR, ILUSTRADAS SOMENTE COM DESENHO E GRAVURA.
EM 1986 COMEÇAM A PUBLICAR NO "PASQUIM", NA SUA FASE DE ENCERRAMENTO QUE CONTOU COM PROJETO GRÁFICO DO MIRAN,
DOIS CRIADORES DE ILUSTRAÇÕES DE CLIMAS SURREAIS E SOMBRIOS,
LULA PALOMANES E PAULO CAVALCANTE,
QUE INCORPORAM A TÉCNICA DIGITAL AO DESENHO ARTESANAL, FORMANDO ASSIM A TERCEIRA GERAÇÃO DE DESENHISTAS SURGIDOS DA IMPRENSA ALTERNATIVA.
O DESENHO VIGOROSO DE LUCIANO FEIJÃO APARECE NA ILUSTRAÇÃO CARIOCA, NUM MOMENTO DE CRISE DA IMPRENSA COMERCIAL ESCRITA, BANIDA PELA MIDIA DIGITAL QUE SEMPRE REJEITOU ESTE TIPO DE IMAGENS NO SEU PADRÃO VISUAL POR CONSIDERÁ-LAS "VIOLENTAS"...
INFLUENCIADO PELO "HUMOR NEGRO" DOS DESENHISTAS ARGENTINOS, SEU TRABALHO, MAIS PRÓXIMOS DA GRAVURA E DA ILUSTRAÇÃO LITERÁRIA QUE DA ILUSTRAÇÃO PARA JORNALISMO, NOS LEMBRA O UNIVERSO ALUCINADO DAS XILOGRAVURAS DE NEWTON CAVALCANTI, 1885-1965, E OS MONSTROS MEDIEVAIS DE MARCELO GRASSMANN, 1925-2013, DOIS RAROS EXPRESSIONISTAS "NEGROS" BRASILEIROS.
LUCIANO NÃO UTILIZA A TECNOLOGIA DIGITAL, SEUS DESENHOS, CONSTRUÍDOS A BICO DE PENA, UMA TÉCNICA APARENTADA A GRAVURA EM METAL, MUITO UTILIZADA PELOS GRAVADORES NA ANTIGUIDADE, SE ASSEMELHA A GRAFIA DAS ÁGUA-FORTES DE REMBRANDT,
ESTA UTILIZAÇÃO DE GRAFIAS DA ANTIGUIDADE, FOI UMA PRÁTICA MUITO EMPREGADA POR PABLO PICASSO PARA COMENTAR NOS SEUS ESTUDOS PERÍODOS ANTERIORES DA HISTÓRIA DA ARTE.
NO DESENHO DE LUCIANO, O CHOQUE SE DA NA UTILIZAÇÃO DE UMA GRAFIA CLÁSSICA
EM FIGURAS CARICATURAIS DE INSPIRAÇÃO EXPRESSIONISTA.
SÃO CONSTRUÇÕES ANATÔMICAS FORMANDO NÓS HUMANOS. FIGURAS SIMIESCAS E MONSTRUOSAS QUE SE RETALHAM
E RETALHAM OS SEUS VIZINHOS, NUMA SÁTIRA SOBRE OS DESCAMINHOS DO HOMEM, ANIMALIZADO PELAS ÂNSIAS DE PODER E COBIÇA
QUE LEVAM AO FRATRICÍDIO E A GUERRA.
AS ILUSTRAÇÕES DE LUCIANO FEIJÃO, (FELIZMENTE IMPUBLICÁVEIS NA DIGESTIVA IMPRENSA ATUAL) SÃO VISÕES TRÁGICAS DO HOMEM, ONDE A "ANTROPOFAGIA" CULTURAL BRASILEIRA TAMBÉM ESTÁ PRESENTE.

LUIS TRIMANO - RIO DE JANEIRO - NOVEMBRO DE 2013

Texto de apresentação dos desenhos de Luciano Feijão na Revista GRÁFICA