domingo, 4 de janeiro de 2015

RAFAEL CANOGAR
Toledo, Espanha 1935
Pintor.
Um dos principais representantes da arte abstrata
na Espanha. 
Em 1957, funda com outros artistas (Antonio Saura,
Manolo Millares, Luis Feito e Pablo Serrano), o grupo
"El Paso", influenciado pela "action painting", que entre
1957 e 1960, defendeu uma estética informal, e a abertura
da Espanha franquista para a cena internacional. 
O Informalismob foi expressão de liberdade, realizado com uma caligrafia direta e espontânea. Mas essa posição radical não podia se manter sem "academizar-se". Insuficiente para expressar a nova realidade política que despertava no mundo.
A partir de 1963, vai progressivamente, voltando a uma
figuração complexa, empregando a técnica de foto-pintura
cada vez mais narrativa. A incorporação de novos materiais
como o poliéster, lhe permitiu sair do plano, fazendo com que o espectador participasse mais de perto da ação representada no quadro.
As obras que mostro aquí, são de uma etapa política
no trabalho de Canogar, uma forma de resposta
a violenta repressão dos anos 70. 
A partir de 1975, abandona este realismo para se dedicar
a pintura abstrata.

dados extraídos da Wikipédia

CANOGAR - acrílico


CANOGAR - acrílico


CANOGAR - óleo e acrílico


CANOGAR - óleo


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - poliéster - instalação


CANOGAR - poliéster


CANOGAR - pastel


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e colagem


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - pintura e colagem


CANOGAR - pintura e poliester


CANOGAR - pintura e poliéster


CANOGAR - Composição - pintura e colagem


CANOGAR - Composição - pintura, colagem e poliester


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
JUAN GENOVÉS
POP ART ESPANHOLA - PINTURA POLÍTICA
AS MULTIDÕES

JUAN GENOVÉS
Valencia, Espanha 1930
Formado na Escuela de Bellas Artes de Valencia,
desde o inicio de sua trajetória profissional foi um pintor
inquieto e preocupado em renovar a arte espanhola,
e também pelo papel do artista na sociedade. Sua firme
convicção sobre a arte comprometida, o levou a participar
de coletivos significativos no panorama espanhol 
de postguerra como "Los Siete" (1949), "Grupo Parpallo"
(1956), "Hondo" (1960). Neste último grupo formulou
planteios de renovação da figura frente ao Informalismo.
Genovés desenvolveu uma pintura figurativa ligada 
a Pop Art Espanhola, utilizando a fotografia para conseguir
efeitos cinematográficos nas suas composições. 
Depois de uma relação profunda com os movimentos 
de oposição ao regime franquista, começou a Série "Multidões" de forte denúncia social, confeccionada a partir da manipulação de imagens proporcionadas pelos meios de comunicação de masas.

dados extraídos da Wikipédia

JUAN GENOVÈS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - "O abraço" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - acrílico


JUAN GENOVÉS - acrílico


JUAN GENOVÉS - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série 'Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - "Ponto de mira" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - fotografia


JUAN GENOVÉS - "Os presos" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões - "O limite" - acrílico


JUAN GENOVÉS - Série "Multidões" - acrílico


JUAN GENOVÉS - "Repressão" - acrílico