sexta-feira, 12 de junho de 2009

Retratos na mesa de trabalho

"...ele busca juntar elementos do desenho erudito, aprendido nos ateliês dos pintores neo-realistas, com o desenho da imprensa. Une as artes plásticas as gráficas. Sua caricatura não queria seguir o caminho tradicional do portrait-charge, e sim alcançar um rigor plástico maior. Isso resulta em desenhos viscerais, fortes, com grande carga expressionista. Expõe a alma do retratado nos periódicos, sem se preocupar em fazê-lo parecer belo." / ALESSANDRO ALVIM / Rio de Janeiro 2004 / texto para o anti-projeto de mestrado em artes visuais para a UFRJ

A folklorista Mercedes Sosa (detalhe / cabeça) - Tucumán - Argentina 1935

O escritor Cassiano Ricardo (detalhe) São Paulo - Brasil 1895 - 1974

O cantor Carlos Gardel / Toulouse - França 1890 - Medellin - Colombia 1935

O

detalhe / cabeça

"...o trabalho assume sua face humana e/ou desumana. As imagens que surgem têm feições grotescas, simiescas, ao lado de outras que sugerem um toque surrealista, e nos projetam para o reino do absurdo. Por vezes o desenho pode até fazer rir, pelo inusitado da composição, resvalando para o humor e a ironia, chegando mesmo ao sarcástico, mas sempre de uma forma visceral. O trágico e cômico face a face ao nosso olhar incrédulo e curioso, desvendando e expandindo os significados da informação escrita." / ALVARO CALDAS / Rio de Janeiro 2003

O escritor Juan Rulfo (detalhe) - México 1917 - 1986

O poeta Ferreira Gullar / São Luiz do Maranhão - Brasil 1930

O poeta Oswald de Andrade / São Paulo - Brasil 1890 - 1954

O escritor Afonso de Lima Barreto (busto) - Rio de Janeiro / Brasil 1881 - 1922

detalhe / lado esquerdo do rosto

detalhe / lado direito do rosto