terça-feira, 29 de novembro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Vanguarda Russa
KUZMA SERGEEVICH PETROV-VODKIN
SIMBOLISMO
O RETRATO NO REALISMO RUSSO
 

KUZMA SERGEEVICH PETROV-VODKIN
Khualynsk, Império Russo 1878
Leningrado, União Soviética 1939
Foi um importante pintor e escritor do Modernismo Russo.
Nasceu numa familia pobre, seu pai era sapateiro na sua
cidade natal. Seu primeiro contato com a arte foi na infancia,
quando tomou algumas aulas com um pintor de ícones.
Depois de se graduar na escola secundária, tentou entrar
na Universidade do Ferrocarril de Samara, mas foi reprovado
no exame de admisão. Tomou clases de arte com o pintor
Fedor Burov, em 1896, e pouco tempo depois, financiado pelos comerciantes locais, foi estudar pintura em São Petersburgo, onde ficou de 1895 a 1897, quando se transladou para a Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura
de Moscou. 
Em 1901 viajou a Munich, e se graduou em 1904.
Durante sua estáncia em Paris, em 1906, conheceu Maria
Jovanovic, filha de imigrantes servios, com quem se casou, e teve duas filhas.
Na Universidade, entrou em conflito com a Igreja Ortodoxa
Russa, por causa de um mural que pintara na capela de Samara, que depois foi destruído. Seus primeiros trabalhos
foram considerados demasiado eróticos e violentos, sendo
seu principal detractor o pintor académico Ilya Repin.
Nesta etapa, Petrov-Vodkin utilizou a estética dos ìcones
ortodoxos, em composições inusuais de cores brilhantes.
A sua pintura "O Banho do Cavalo Vermelho", de 1912, 
a sua obra mais emblemática, simboliza as mudanças sociais. As suas obras, a miude, eram vistas como blasfemas e pornográficas pelo gosto conservador da época
Entre 1924 e 1926, viveu na França com sua familia.
Em 1922 pintou o retrato da poeta Anna Akhmatova.
Com ajuda do governo soviético, realizou varias viagens
a través da União Soviética, produzindo muitas obras
com propósitos didáticos.
Em 1927, contraiu tuberculose pulmonar, e teve que reduzir
a pintura durante alguns anos. Se voltou para a literatura
e escreveu três volumes autobiográficos, considerados do melhor da literatura russa da época.
Na primavera de 1932, o Comité Central do Partido Comunista decretou que todos os grupos de organizações
literárias e artísticas existentes deviam ser disolvidos 
e substituidos por associações unificadas de profissões criativas. Em consequencia, a União de Artistas de Leningrado, deu por finalizada a história da arte pós-revolucionária.
Petrov-Vodkin morreu de tuberculose em Leningrado,
em 1939.

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