sábado, 19 de abril de 2014

OPERA MUDA --


OPERA MUDA --


OPERA MUDA --


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
GIORGIO DE CHIRICO
PINTURA METAFÍSICA - SURREALISMO

GIORGIO DE CHIRICO --


GIORGIO DE CHIRICO 
Vólos, Grecia 1888 - Roma, Itália 1978
De Chirico fez parte do movimento chamado
"pintura metafísica". 
Após estudar na Espanha e em Munique,
no inicio dos anos 20, instalou-se em Paris,
onde fez amizade com o poeta Guillaume Apollinaire.
Em 1925, participa da primeira exposição surrealista.
A "pintura metafísica" de De Chirico, na qual mistura
técnicas do classicismo, antecipa o Surrealismo.
Seus temas são: padrões arquitetónicos, grandes espaços
vazios, manequins, e ambientes oníricos.
O que o artista qualifica de "pintura metafísica",
corresponde a necessidade de sonho, de mistério
e de erotismo própria do Surrealismo.
A "pintura metáfísica", se define como grupo
a partir do encontro de Giorgio De Chirico (1888-1978)
e Carlo Carrá (1881-1966), em Ferrara, em 1917.
Nesse momento, os pintores cunham o termo, que da titulo a diversas das suas publicações, numa recusa decidida
ao Futurismo, tanto nas suas soluções formais, quanto na ideologia fascista que ampara o movimento.
De Chirico se apresenta como exterior 
a temporalidade, como negação do presente,
e da realidade natural e social.
Nada mais distante das motivações dos futuristas,
que anseiam pela aceleração do tempo,
e pela transformação da sociedade.
Menos que interpretar ou alterar a realidade, 
De Chirico dirige-se a uma "outra realidade"
metafísica, além da história. Os cenários projetados
pelo pintor entre 1910 e 1915 permitem flagrar contornos
do novo estilo que se consolidará entre 1917 e 1920.
Os elementos arquitetônicos mobilizados nas composições - colunas, torres, praças, monumentos neo-clássicos,
e chaminés de fábricas - constroem espaços vazios
e misteriosos. As figuras humanas, quando presentes,
carregam consigo forte sentimento de solidão e silêncio.
São meio-homens, meio-estátuas. Quase não é possível
entrever os rostos, apenas silhuetas e sombras, projetadas
pelos corpos e construções.
A pesar de ter influenciado aos surrealistas, De Chirico repudiava a sua obra surreal, e a partir de 1925, começou
a pintar num estilo mais clássico.
A partir de 1922, sugestóes da pintura metafísica
são incorporadas por artistas do "Novecento Italiano",
como Mario Sironi (1885-1961). 
A aproximação insólita de objetos dispares e a preocupação
com o universo onírico da arte de De Chirico e Carrá, 
terão forte influência no Dadaismo e no Surrealismo.
dados extraídos da Wikipédia

DE CHIRICO --


DE CHIRICO --


DE CHIRICO --


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DE CHIRICO - Auto-retrato - óleo --


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DE CHIRICO - Retrato de Clarice Lispector - óleo --


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