O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
sábado, 12 de outubro de 2013
MARTIN MALHARRO - 1865-1911, foi formado
inicialmente na Argentina, e muda-se para París
a fins do século XIX, onde é influenciado por
Camille Pisarro e a estética Impressionista.
A sua primeira exposição em Bueno Aires em 1901,
foi vista com desagrado por crítica e público,
acostumados com a pintura naturalista.
Nesse clima de recusa, alguns pintores jovens,
entre eles Ramon Silva,
se uniram a sua causa para desterrar da arte
argentina as concepções academicistas que
a impediam de se renovar.
Anos mais tarde quase no final da sua vida,
Malharro teve o reconhecimento devido.
inicialmente na Argentina, e muda-se para París
a fins do século XIX, onde é influenciado por
Camille Pisarro e a estética Impressionista.
A sua primeira exposição em Bueno Aires em 1901,
foi vista com desagrado por crítica e público,
acostumados com a pintura naturalista.
Nesse clima de recusa, alguns pintores jovens,
entre eles Ramon Silva,
se uniram a sua causa para desterrar da arte
argentina as concepções academicistas que
a impediam de se renovar.
Anos mais tarde quase no final da sua vida,
Malharro teve o reconhecimento devido.
Nasceu em Bordeaux, França em 1882,
e morreu na provincia de Córdoba em 1935.
Mudouse com a familia, ainda muito jovem,
para a Argentina, e retornou tempo depois
a Europa para concluir os estudos.
Fader formou-se inicialmente na estética da
Naturalist Escola de Barbizon, um prenúncio
do Impressionismo na atitude dos pintores
de romperem com os locais fechados como
eram os ateliês, e sairem a pintar ao ar livre.
Junto a Martin Malharro e Ramon Silva,
forma a trilogia de pintores pioneiros
do Impressionismo na Argentina.
Em 1906 realiza a sua primeira exposição em
Buenos Aires, que não teve éxito, e passa a
integrar, junto a Martin Malharro, César Bernaldo de Quirós
e do escultor Rogelio Yrurtia, o grupo "Nexus"
de artistas recusados pela crítica, que se manteve em atividade até 1910.
Em 1915, um inicio de tuberculose obriga-o a se mudar
para o clima seco das serras de Córdoba,
onde realizou a maior parte da sua obra,
retratando suas bucólicas paisagens e a vida dos pastores,
e onde morreu em 1935
e morreu na provincia de Córdoba em 1935.
Mudouse com a familia, ainda muito jovem,
para a Argentina, e retornou tempo depois
a Europa para concluir os estudos.
Fader formou-se inicialmente na estética da
Naturalist Escola de Barbizon, um prenúncio
do Impressionismo na atitude dos pintores
de romperem com os locais fechados como
eram os ateliês, e sairem a pintar ao ar livre.
Junto a Martin Malharro e Ramon Silva,
forma a trilogia de pintores pioneiros
do Impressionismo na Argentina.
Em 1906 realiza a sua primeira exposição em
Buenos Aires, que não teve éxito, e passa a
integrar, junto a Martin Malharro, César Bernaldo de Quirós
e do escultor Rogelio Yrurtia, o grupo "Nexus"
de artistas recusados pela crítica, que se manteve em atividade até 1910.
Em 1915, um inicio de tuberculose obriga-o a se mudar
para o clima seco das serras de Córdoba,
onde realizou a maior parte da sua obra,
retratando suas bucólicas paisagens e a vida dos pastores,
e onde morreu em 1935
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