quarta-feira, 15 de outubro de 2014

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
ORSON WELLES 
OTHELLO, O MOURO DE VENEZA
de William Shakespeare
A FOTOGRAFIA NO CINEMA
A EXPRESSÃO FACIAL DO ATOR 

As grandes tragédias de Shakespeare posuem
um extenso número de temas e subtemas. Dos
comportamentos mais mundanos às grandes
reflexões ou explosões de ira e loucura
de seus personagens, o poeta e dramaturgo observou,
ironizou e criticou os costumes de sua época, fazendo
de cada nova história, mesmo que através de temas
recorrentes, uma forma marcante de enxergar o mundo.
Dentre os melhores exemplares de tragédias do bardo
temos Othello, o Mouro de Veneza, escrita por volta de 1603. Trançando temas densos como o racismo, o ciume,
a "loucura causada pelo amor", o autor compôs um cenário
que conseguisse abarcar a maldade humana, a traição, a falsa amizade, a insegurança e a decadência de um homem
em um espaço de tempo relativamente curto.
De suas tragédias, Othello tal vez seja aquela em que 
o veneno surte efeito mais rápido no protagonista,
fazendo-o definhar muito antes de cair em desgraça.
Casando-se com Desdêmona sem autorização da familia
dela e conseguindo com garra uma posição de destaque
em Veneza, o mouro Othello recebe uma complexa construção psicológica e social de Shakespeare.
Mesmo sendo um mouro - motivo de sobra para ser odiado
e rejeitado - a sua posição de comandante é de grande influência na cidade e, ja no inicio da peça, revela-se
de muita valia para o Duque de Veneza.
Mas se Othello mantinha-se em alta conta nos mais famosos
círculos políticos, o mesmo não podemos dizer de seu círculo de amizades, Iago, o alferez do mouro, 
é o verdadeiro ícone dessa má influência fraterna e aquele
que dará inicio às desgraças de Othello, que se deixou levar,
cego, para o abismo da suspeita infundada, tendo como certa a amizade de Iago e incerto o amor da devotada Desdêmona, o que dará lugar ao desfecho trágico.
A adaptação de Orson Welles para Othello, feita em 1952,
traça de maneira muito inteligente os principais pontos da peça, através da direção notável, e da exelente fotografia em preto e branco, realizando um filme enxuto y austero.
Um dos melhores filmes da história do cinema.
dados extraídos da Wikipédia

WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELHO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO


WELLES - OTHELLO