CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
JOSÉ MARIA CAO
Pioneiro da caricatura argentina
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
JOSÉ MARIA CAO LUACES
Galicia, Espanha 1862 - Buenos Aires, Argentina 1918
Cao era "gallego", como a maioria dos imigrantes espanhois
que chegaram à Argentina na segunda metade do século XIX.
Passa a infância e adolescencia na Espanha,
onde trabalha em fábricas de cerámica e aprende a técnica
da escultura e do desenho.
Em 1886, com 24 anos, chega a Buenos Aires.
Colabora com a revista "El Latinoamericano".
Fica oito dias preso por causa da publicação de uma caricatura
do presidente general Roca, que por esses dias enfrentava
uma crise no seu governo.
Em 1887 é contratado pela revista "Don Quijote", ôrgão opositor
ao governo nacional e expoente do "radicalismo", que tempos depois
se tormaria o partido político mais importante da Argentina até a chegada
do peronismo ao poder.
O Partido Radical, foi fundado por Leandro N. Alem,
um político progressista da época,
considerado um paladino da democracia no Prata.
A partir de 1890 o "radicalismo" surge como voz dissidente da política conservadora
dos partidos governantes.
Nessa mesma época funda, junto com o escritor José Sixto Alvarez,
que ficaria famoso pelo pseudónimo de "Fray Mocho", a revista "Caras e Caretas",
que representou a madurez do humor político argentino.
José Maria Cao morreu em Buenos Aires, no municipio de Lanús, onde vivía, em 1918.
Galicia, Espanha 1862 - Buenos Aires, Argentina 1918
Cao era "gallego", como a maioria dos imigrantes espanhois
que chegaram à Argentina na segunda metade do século XIX.
Passa a infância e adolescencia na Espanha,
onde trabalha em fábricas de cerámica e aprende a técnica
da escultura e do desenho.
Em 1886, com 24 anos, chega a Buenos Aires.
Colabora com a revista "El Latinoamericano".
Fica oito dias preso por causa da publicação de uma caricatura
do presidente general Roca, que por esses dias enfrentava
uma crise no seu governo.
Em 1887 é contratado pela revista "Don Quijote", ôrgão opositor
ao governo nacional e expoente do "radicalismo", que tempos depois
se tormaria o partido político mais importante da Argentina até a chegada
do peronismo ao poder.
O Partido Radical, foi fundado por Leandro N. Alem,
um político progressista da época,
considerado um paladino da democracia no Prata.
A partir de 1890 o "radicalismo" surge como voz dissidente da política conservadora
dos partidos governantes.
Nessa mesma época funda, junto com o escritor José Sixto Alvarez,
que ficaria famoso pelo pseudónimo de "Fray Mocho", a revista "Caras e Caretas",
que representou a madurez do humor político argentino.
José Maria Cao morreu em Buenos Aires, no municipio de Lanús, onde vivía, em 1918.
O "EXPRESO IMAGINÁRIO" foi uma revista argentina
fundada em 1976 por um grupo de intelectuais da
chamada "contra cultura" pela midia oficial.
Seu conteúdo abrangia diversos temas
de um ponto de vista "alternativo", temas que não eram
abordados pela imprensa comercial, um dos quais, a música rock.
O "Expreso Imaginário" teve o seu momento de principal atuação,
durante o período da ditadura militar (1976-1983).
Em 1983 encerrou a sua publicação.
Destacamos a qualidade das capas ilustradas da revista.
fundada em 1976 por um grupo de intelectuais da
chamada "contra cultura" pela midia oficial.
Seu conteúdo abrangia diversos temas
de um ponto de vista "alternativo", temas que não eram
abordados pela imprensa comercial, um dos quais, a música rock.
O "Expreso Imaginário" teve o seu momento de principal atuação,
durante o período da ditadura militar (1976-1983).
Em 1983 encerrou a sua publicação.
Destacamos a qualidade das capas ilustradas da revista.
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