CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
COLAGEM
LUIS TRIMANO
Série Proposta Gráficas - O Poema Ilustrado
Colagens
1979
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quarta-feira, 7 de agosto de 2019
PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO
O poema ilustrado surge como prática habitual
no meu trabalho a partir de 1962, quando faço uma viagem
aos pampas, na Argentina. Tinha 19 anos e recebia
a influência dos mestres do realismo social, todos eles
desenhistas virtuosos e também ilustradores literários
e de poetas. Foi nessa viagem, na cidade de Santa Rosa,
capital da Provincia de la Pampa, que conocí a três poetas
que mudaram o curso do meu trabalho, foram Juan Ricardo Nervi, Edgard Morisoli e Juan Carlos Bustriazo Ortiz. Eu provinhado âmbito urbano, e a poesia rural praticada por eles, de intenso lirismo na evocação da paisagem desértica
e das agruras da sua gente, em constante éxodo por causa
das secas, determinaram meu trabalho desse período.
Em parceria com Juan Ricardo Nervi, fiz a minha primeira
exposição em Buenos Aires em 1964, que levou por título:
"Jornadas de la Pampa Seca". No Brasil ilustrei varios
poetas da língua hispánica e alguns contemporâneos
brasileiros como Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade. A ideia do trabalho mostrado aquí, é a realização de um livro, esta postagem vale como uma pré-edição.
no meu trabalho a partir de 1962, quando faço uma viagem
aos pampas, na Argentina. Tinha 19 anos e recebia
a influência dos mestres do realismo social, todos eles
desenhistas virtuosos e também ilustradores literários
e de poetas. Foi nessa viagem, na cidade de Santa Rosa,
capital da Provincia de la Pampa, que conocí a três poetas
que mudaram o curso do meu trabalho, foram Juan Ricardo Nervi, Edgard Morisoli e Juan Carlos Bustriazo Ortiz. Eu provinhado âmbito urbano, e a poesia rural praticada por eles, de intenso lirismo na evocação da paisagem desértica
e das agruras da sua gente, em constante éxodo por causa
das secas, determinaram meu trabalho desse período.
Em parceria com Juan Ricardo Nervi, fiz a minha primeira
exposição em Buenos Aires em 1964, que levou por título:
"Jornadas de la Pampa Seca". No Brasil ilustrei varios
poetas da língua hispánica e alguns contemporâneos
brasileiros como Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade. A ideia do trabalho mostrado aquí, é a realização de um livro, esta postagem vale como uma pré-edição.
PROPOSTAS GRÁFICAS - O CONTO ILUSTRADO
"Vindo para o Brasil no período da ditadura de 64, Luis Trimano pertence aquela geração de profissionais
da imagem gráfica que teve de trabalhar o signo de modo
ambivalente.
A linha de seu desenho devería funcionar como uma ação
clandestina, capaz de exercer eficazmente a função
transgressiva do interdito político. Tinha de desenhar
levando em conta a interpretação do censor para garantir
a sobrevivência da imagem e da mensagem. Nesse sentido,
a exessiva legibilidade dos objetivos políticos no desenho,
resultaria na incidência da censura. Aquela clandestinidade
do desenho exigia um refinamento intelectual no Brasil,
transformado em estratégia das fotografias ou das imagens desenhadas na imprensa."
Paulo Herkenhoff
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da imagem gráfica que teve de trabalhar o signo de modo
ambivalente.
A linha de seu desenho devería funcionar como uma ação
clandestina, capaz de exercer eficazmente a função
transgressiva do interdito político. Tinha de desenhar
levando em conta a interpretação do censor para garantir
a sobrevivência da imagem e da mensagem. Nesse sentido,
a exessiva legibilidade dos objetivos políticos no desenho,
resultaria na incidência da censura. Aquela clandestinidade
do desenho exigia um refinamento intelectual no Brasil,
transformado em estratégia das fotografias ou das imagens desenhadas na imprensa."
Paulo Herkenhoff
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YES - (Períodos do Homem)
Alcançamos tudo isso nos movendo por entre
as épocas
Perto da margem, seguindo o rio
Lá no fim, a través do recanto
As estações vão passar por você
Agora está tudo feito e acabado
Chamado à semente, em direção ao Sol
Agora que você acha, que você acha o sentido
As estações vão passar por você
Eu me levanto
Eu caio
Eu me levanto
Eu caio
Eu me Levanto
Eu caio
Alcançamos tudo isso nos movendo por entre
as épocas
Perto da margem, seguindo o rio
Lá no fim, a través do recanto
As estações vão passar por você
Agora está tudo feito e acabado
Chamado à semente, em direção ao Sol
Agora que você acha, que você acha o sentido
As estações vão passar por você
Eu me levanto
Eu caio
Eu me levanto
Eu caio
Eu me Levanto
Eu caio
PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO - GREGORY CORSO
ACONTECIMENTOS ESTRANHOS NO HARLEM
Quatro moinhos de vento, contatos antigos
foram agitados certa manhã comendo tulipas.
É ao meio-dia
a cidade inteira se ouriça
e grita: Apocalipse! Apocalipse!
Ó povo! Meu povo!
aquela coisa estranha arquitetural
qual desastrado canibal
esteve no Harlem ontem a noite
Gregory Corso
Gregory Corso
New York,1930 - Minnesota, Estados Unidos 2001
Quatro moinhos de vento, contatos antigos
foram agitados certa manhã comendo tulipas.
É ao meio-dia
a cidade inteira se ouriça
e grita: Apocalipse! Apocalipse!
Ó povo! Meu povo!
aquela coisa estranha arquitetural
qual desastrado canibal
esteve no Harlem ontem a noite
Gregory Corso
Gregory Corso
New York,1930 - Minnesota, Estados Unidos 2001
OS VELHOS ADMIRANDO-SE NA ÁGUA
Ouvi os velhos, velhos, murmurando:
"Tudo se altera,
E um por um vamos passando."
Tinha mãos como garras, e sus joelhos
Eram porcidos como espinheiros velhos
Junto da água.
Ouvi os velhos, murmurando:
"Tudo que é belo foge, deslizando
como as águas."
William Butler Yeats
William Butler Yeats
Dublin, Irlanda 1865 - Cannes, França 1939
Ouvi os velhos, velhos, murmurando:
"Tudo se altera,
E um por um vamos passando."
Tinha mãos como garras, e sus joelhos
Eram porcidos como espinheiros velhos
Junto da água.
Ouvi os velhos, murmurando:
"Tudo que é belo foge, deslizando
como as águas."
William Butler Yeats
William Butler Yeats
Dublin, Irlanda 1865 - Cannes, França 1939
PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO - LAWRENCE FERLINGHETTI
LA CALLE LARGA
Esta larga calle
Que es la calle del mundo
Pasa a través del mundo
Llena de todas las gentes del mundo
Para no mencionar todas las vozes
De toda la gente
Que alguna vez existió.
Lawrence Ferlinghetti
Esta larga calle
Que es la calle del mundo
Pasa a través del mundo
Llena de todas las gentes del mundo
Para no mencionar todas las vozes
De toda la gente
Que alguna vez existió.
Lawrence Ferlinghetti
PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO - OSWALD DE ANDRADE
MANIFESTO ANTROPÓFAGO
Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente.
Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos
os individualismos, de todos os coletivismos. De todas
as religiões. De todos os tratados de Paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem.
Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos
católicos suspeitos postos em drama.
Freud acabou com o enigma da mulher e com os sustos
da psicologia impressa.
O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável
entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra
o homem vestido. O cinema americano informará.
Filhos do Sol, mãe dos vivientes. Encontrados e amados
ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes.
No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas nem coleções
de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano,
suburbano, fronteiriço e continental. Pregiçosos no mapa-
mundi do Brasil.
Uma consciência participante, uma rítmica religiosa.
Contra todos os importadores de consciência enlatada.
A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica
para o Sr. Lévy-Bruhl estudar.
Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução
Francesa, A unificação de todas as revoltas, eficazes na direção do homem.
Sem nós a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
A idade de ouro anunciada pela América. A idade de ouro.
E todas as girls...
Oswald de Andrade
Em Piratininga
Ano 374 da deglutição do bispo Sardinha
Revista de Antropofagia, ano 1, Nº 1,
São Paulo, maio de 1928
Oswald de Andrade
São Paulo, Brasil 1890-1954
Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente.
Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos
os individualismos, de todos os coletivismos. De todas
as religiões. De todos os tratados de Paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem.
Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos
católicos suspeitos postos em drama.
Freud acabou com o enigma da mulher e com os sustos
da psicologia impressa.
O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável
entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra
o homem vestido. O cinema americano informará.
Filhos do Sol, mãe dos vivientes. Encontrados e amados
ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes.
No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas nem coleções
de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano,
suburbano, fronteiriço e continental. Pregiçosos no mapa-
mundi do Brasil.
Uma consciência participante, uma rítmica religiosa.
Contra todos os importadores de consciência enlatada.
A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica
para o Sr. Lévy-Bruhl estudar.
Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução
Francesa, A unificação de todas as revoltas, eficazes na direção do homem.
Sem nós a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
A idade de ouro anunciada pela América. A idade de ouro.
E todas as girls...
Oswald de Andrade
Em Piratininga
Ano 374 da deglutição do bispo Sardinha
Revista de Antropofagia, ano 1, Nº 1,
São Paulo, maio de 1928
Oswald de Andrade
São Paulo, Brasil 1890-1954
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