CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO EXPRESSIONISMO
AUGUST MACKE
Transformação da Representação
A Cor Fauvista no Cubismo e no Abstracionismo
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
segunda-feira, 6 de novembro de 2017
"Aqui, a forma burguesa de pensar o mundo
finalmente não mais é pensada. A visão do humano
não mais é velada. Nada de intrigas familiares,
nada de tragédias surgidas do choque entre as convenções
e a ânsia de liberdade, nada de comédias de costumes,
nada de chefes brabos, oficiais boas-vidas, nenhum boneco
pendurado dos arames da cosmovisão psicológica, brincando, rindo e sofrendo com as leis, os pontos de vista,
os erros e os vícios desta existência social,
feita e construída pelo homem. A mão do artista, cruel,
atravessa todos estes substitutos. De trás dos bastidores,
de baixo da canga do sentimento humano falsificado
e tradicional, surge nada mais do que o homem"
Kasimir Edschmid, 1917
finalmente não mais é pensada. A visão do humano
não mais é velada. Nada de intrigas familiares,
nada de tragédias surgidas do choque entre as convenções
e a ânsia de liberdade, nada de comédias de costumes,
nada de chefes brabos, oficiais boas-vidas, nenhum boneco
pendurado dos arames da cosmovisão psicológica, brincando, rindo e sofrendo com as leis, os pontos de vista,
os erros e os vícios desta existência social,
feita e construída pelo homem. A mão do artista, cruel,
atravessa todos estes substitutos. De trás dos bastidores,
de baixo da canga do sentimento humano falsificado
e tradicional, surge nada mais do que o homem"
Kasimir Edschmid, 1917
AUGUST MACKE
Meschede, Alemanha 1887 - Champagne, França 1914
Foi um pintor expressionista alemão.
Em Paris, onde esteve pela primeira vez em 1907,
Macke pode conhecer a obra dos impressionistas, e logo
mudou-se para Berlim, onde passou alguns meses
no estúdio de Lovis Corinth.
Seu estilo formou-se à maneira do Impressionismo francês
e do Pós-Impressionismo. Posteriormente atravessou
um período fauve.
Em 1909, casou-se com Elizabeth Gerhardt,
modelo de varios dos seus quadros.
Em 1910, conhece Kandinsky, apresentado pelo Franz Marc,
e, por um corto período compartilhou da estética
"não objetual", e dos interesses místicos e simbólicos
do grupo Der Blaue Reiter.
O encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912,
representou para Macke uma revelação.
O cubismo cromático de Delaunay, que Apollinaire havia
definido como Orfismo, influenciou a sua produção
dali em diante: suas vitrines podem ser consideradas
como interpretações pessoais das janelas de Delaunay,
combinadas com a simultaneidade de imagens
do Futurismo Italiano.
A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914
com Paul Klee, foi fundamental para a criação da abordagem
luminista do seu período final.
A carreira de Macke foi bruscamente interrompida
por sua morte prematura em combate, na Primeira Guerra
Mundial.
dados extraídos da Wikipédia
Meschede, Alemanha 1887 - Champagne, França 1914
Foi um pintor expressionista alemão.
Em Paris, onde esteve pela primeira vez em 1907,
Macke pode conhecer a obra dos impressionistas, e logo
mudou-se para Berlim, onde passou alguns meses
no estúdio de Lovis Corinth.
Seu estilo formou-se à maneira do Impressionismo francês
e do Pós-Impressionismo. Posteriormente atravessou
um período fauve.
Em 1909, casou-se com Elizabeth Gerhardt,
modelo de varios dos seus quadros.
Em 1910, conhece Kandinsky, apresentado pelo Franz Marc,
e, por um corto período compartilhou da estética
"não objetual", e dos interesses místicos e simbólicos
do grupo Der Blaue Reiter.
O encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912,
representou para Macke uma revelação.
O cubismo cromático de Delaunay, que Apollinaire havia
definido como Orfismo, influenciou a sua produção
dali em diante: suas vitrines podem ser consideradas
como interpretações pessoais das janelas de Delaunay,
combinadas com a simultaneidade de imagens
do Futurismo Italiano.
A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914
com Paul Klee, foi fundamental para a criação da abordagem
luminista do seu período final.
A carreira de Macke foi bruscamente interrompida
por sua morte prematura em combate, na Primeira Guerra
Mundial.
dados extraídos da Wikipédia
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