O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
FLORENCIO MOLINA CAMPOS nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1891
Foi um desenhista e pintor expressionista, que ficou conhecido pelas suas figuras caricaturais, parecidas com as antigas marionetes de madeira, ilustrando a vida dos gaúchos dos pampas argentinos.
Pertenceu a uma familia tradicional de Buenos Aires que posuia varios campos
na provincia. A memória das estadias nesse ambiente rural, estã registrada
na sua obra, toda ela voltada para os temas do homem do campo.
Em 1926 realiza a sua primeira exposição na Sociedade Rural Argentina.
Nesse mesmo ano é lançado "Don Segundo Sombra" de Ricardo Güiraldes, considerado a segunda obra de "identidade nacional" depois do clássico "Martin Fierro" de José Hernández. A literatura de Güiraldes e as ilustrações de Molina Campos, estão relacionadas pelo "gauchismo" expresso nelas, um sentimento muito popular na Argentina.
Em 1931, a Fábrica Argentina de Alpargatas lança uma campanha publicitária
na forma de um almanaque de parede ilustrado pelo Molina Campos. Esta parceria
se extenderia até 1945, e os almanaques, fixados em todo lugar, passariam a ser de domínio público.
Em 1942, ilustra outra obra clássica da literatura argentina, o "Fausto Criollo"
de Estanislão del Campo.
Falleceu em Moreno, Provincia de Buenos Aires em 1959.
Foi um desenhista e pintor expressionista, que ficou conhecido pelas suas figuras caricaturais, parecidas com as antigas marionetes de madeira, ilustrando a vida dos gaúchos dos pampas argentinos.
Pertenceu a uma familia tradicional de Buenos Aires que posuia varios campos
na provincia. A memória das estadias nesse ambiente rural, estã registrada
na sua obra, toda ela voltada para os temas do homem do campo.
Em 1926 realiza a sua primeira exposição na Sociedade Rural Argentina.
Nesse mesmo ano é lançado "Don Segundo Sombra" de Ricardo Güiraldes, considerado a segunda obra de "identidade nacional" depois do clássico "Martin Fierro" de José Hernández. A literatura de Güiraldes e as ilustrações de Molina Campos, estão relacionadas pelo "gauchismo" expresso nelas, um sentimento muito popular na Argentina.
Em 1931, a Fábrica Argentina de Alpargatas lança uma campanha publicitária
na forma de um almanaque de parede ilustrado pelo Molina Campos. Esta parceria
se extenderia até 1945, e os almanaques, fixados em todo lugar, passariam a ser de domínio público.
Em 1942, ilustra outra obra clássica da literatura argentina, o "Fausto Criollo"
de Estanislão del Campo.
Falleceu em Moreno, Provincia de Buenos Aires em 1959.
Nos anos 70, de ditadura, a liberdade de expressão não existia.
O pensamento livre, dependendo de onde e como se manifestasse,
era considerado subversão. Foi o tempo dos jornais alternativos,
tabloides chamados de "nanicos", espaços de opinião mais livres
que as páginas da imprensa comercial, e por isso, alvos preferidos da censura.
As caricaturas que veremos a continuação foram publicadas nesse período,
e ficaram associadas a duas publicações da imprensa alternativa: Opinião
e Pasquim.
O pensamento livre, dependendo de onde e como se manifestasse,
era considerado subversão. Foi o tempo dos jornais alternativos,
tabloides chamados de "nanicos", espaços de opinião mais livres
que as páginas da imprensa comercial, e por isso, alvos preferidos da censura.
As caricaturas que veremos a continuação foram publicadas nesse período,
e ficaram associadas a duas publicações da imprensa alternativa: Opinião
e Pasquim.
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