sexta-feira, 19 de agosto de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Os Fotógrafos 
Sobre a utilidade da arte
WALKER EVANS
América na Grande Depressão
Testemunha Ocular 

auto-retrato


WALKER EVANS 
Saint Louis 1903 - New Haven 1975 - Estados Unidos.
Evans, que inicialmente queria ser escritor, descubriu
a sua paixão pela fotografia durante os anos de 1920.
Os seus primeiros trabalhos exibiam a sua visão objectiva
e extremamente atenta ao pormenor.
Em 1935 entrou para o serviço da F.S.A (Farm Security
Administration), um organismo federal criado por Roosevelt
para dar solução à crise agrícola dos Estados Unidos
durante o período denominado de "A Grande Depressão".
Usando a fotografia como prova da miséria em que viviam
os agricultores americanos, Evans registrava o cotidiano
com precisão objectiva, dignificando, apesar de tudo, 
a probreza em que estes trabalhadores viviam.
Em 1938, depois de concluir o seu trabalho para F.S.A,
o Museu de Arte Moderna de New York, honrou a obra
de Evans com uma exposição, a primeira dedicada
por este museu a um fotógrafo.
Entre 1938 e 1941, fez uma série de fotos (de forma escondida) no metrô de N.Y, considerando ainda
a proibição, naquela época, de fotografar no metrô
sem permisão prévia. O intuito era mostrar as pessoas
"sem véus", expondo-se a intimidade do seu ser,
vez que no metrô os rostos se acham expostos
e indefesos. O livro "Elogiemos os Homens Ilustres",
originalmente uma grande reportagem para a revista
"Fortune", em 1936, retrata os efeitos da grande depressão
sobre os meeiros pobres do Alabama.
Este trabalho é considerado como um dos expoentes
máximos da fotografia documental, segmento em que Walter Evans é uma das figuras maiores.

dados extraídos da Wikipédia