sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
EDWARD HOPPER
O REALISMO NORTE-AMERICANO
RETROSPECTIVA

EDWARD HOPPER
Nova Iorque, Estados Unidos 1882-1967
Pintor e ilustrador, conhecido por suas pinturas
de representações realistas da solidão na contemporaneidade. Em ambos os cenários, urbanos
ou rurais, as suas representações refletem a sua visão
pessoal da vida moderna norte-americana.
Nascido no interior do estado, Hopper estudou pintura
e desenho gráfico em Nova Iorque.
Um dos seus professores, o pintor Robert Henri, encorajava
seus alunos a fazerem descrições realistas da vida urbana.
Os estudantes de Henri, muitos dos quais desenvolveram-se
artistas importantes, tornaram-se conhecidos como escola Ashcan, grupo de pintores positivistas, em atividade entre 
1908 e 1918, cujos integrantes se especializaram em quadros que representavam a vida diária da metrópole.
Alguns deles, também ilustradores, colaboraram com o jornal
Philadelphia Press. Frequentemente associa-se ao grupo
a Edward Hopper e a outro pintor importante do período: George Bellows.
Ao completar a sua educação formal, Hopper fez três viagens a Europa, para estudar a cena emergente da arte
europeia, mas diferentemente de muitos dos seus 
contemporâneos que imitavam as experiências abstratas
ou cubistas, ele seguiu a influência de Henri, e optou
por um realismo que por momentos está associado 
a chamada "pintura metafísica".
Também trouxe para a pintura, características comuns da
vida norte-americana como postos de gasolina, hotéis
baratos e ferrovias, elementos do folclore urbano, que mais tarde seriam muito utilizados pela Pop Art.
O realismo imaginativo de Hopper, com as suas representações da solidão humana, causam forte impacto
psicológico no espectador, e movem a uma reflexão sobre
a vida "congelada" da metrópole.

dados extraídos da Wikipédia

HOPPER - óleo - 29 x 40 cmts.- 1928


HOPPER - óleo


HOPPER - aquarela - 20 x 25 cmts. - 1933


HOPPER - aquarela - 14 x 20 cmts. - 1927


HOPPER - aquarela - 20 x 25 cmts. - 1943


HOPPER - aquarela - 14 x 20 cmts. - 1926


HOPPER - aquarela - 14 x 20 cmts. - 1925


HOPPER - aquarela - 20 x 25 cmts, - 1934


HOPPER - aquarela - 14 x 20 cmts. - 1928


HOPPER - óleo - 32 x 50 cmts. - 1931


HOPPER - óleo - 29 x 40 cmts. - 1963


HOPPER - óleo - 29 x 43 cmts. - 1929


HOPPER - óleo - 27 x 36 cmts - 1946


HOPPER - estudo


HOPPER - estudo


HOPPER - Mulher de Belleville - crayón e nanquim 1909


HOPPER - Mulher de Belleville - crayón e nanquim 1909


HOPPER - água-forte 1920


HOPPER - água-forte


HOPPER - Estudo - crayón 1921


HOPPER - Vento do entaudecer - água-forte 1921


HOPPER - água-forte 1920


HOPPER - Modelo vivo - sanguina


HOPPER - Modelo vivo - sanguina


HOPPER - Modelo vivo - carvão


HOPPER - Modelo vivo - sanguina


HOPPER - Modelo vivo - carvão


HOPPER - Modelo vivo - carvão


HOPPER - Café noturno - óleo 1942


HOPPER - detalhe


HOPPER - Amanhecer de domingo - óleo 1930


HOPPER - Quarto de hotel - óleo


HOPPER - Cinema em Nova Iorque - estudo - carvão


HOPPER - Cinema em Nova Iorque - óleo 1939


HOPPER - Quarto de hotel - mulher lendo uma carta - óleo


HOPPER - óleo


HOPPER - óleo 1927


HOPPER - óleo 1954


HOPPER - Jô pintando - óleo 1936


HOPPER - Estudos de mãos - crayón


HOPPER - Autorretrato - crayón 1945


CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
BILL BRANDT
FOTOGRAFIA "NEGRA"
A INGLATERRA SOMBRIA

AUTORRETRATO


BILL BRANDT
Hamburgo, Alemanha 1904 - Londres, Inglaterra 1983
Fotógrafo e fotojornalista
Apesar de ter nascido na Alemanha, Brandt mudou-se
para a Inglaterra, onde se tornou conhecido pelos seus
nus distorcidos, retratos de artistas famosos e paisagens,
sombrias, da cidade de Londres.
É considerado um dos fotógrafos ingleses mais importantes
do século XX.

dados extraídos da Wikipédia

BILL BRANDT - Autorretrato


BILL BRANDT - Retrato


BILL BRANDT - Retrato


BILL BRANDT - Retratos


BILL BRANDT - Retrato