RENASCIMENTO ALEMÃO
Texto informativo
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
domingo, 19 de fevereiro de 2017
O Renascimento Alemão foi um movimento cultural
e artístico que se desenvolveu a partir do Renascimento Italiano e se espalhou entre os pensadores alemães
dos séculos XV e XVI.
Muitas áreas das artes e das ciências foram influenciadas,
principalmente pela propalação do humanismo,
aos vários estados e principados alemães.
A Alemanha produziu dois desenvolvimentos que estavam
a dominar o século XVI em toda a Europa: a impressão
de Johannes Gutemberg e a Reforma Protestante
de Martinho Lutero.
O Renascimento foi em grande parte impulsionado
pelo interesse renovado na cultura clássica,
e foi também o resultado do rápido desenvolvimento
económico. A Alemanha foi, no limiar do século XV,
fragmentada em várias dezenas de autoridades locais,
sem autoridade imperial, e foi capaz de impor seu poder
unitário, como aconteceu na França ou Inglaterra.
Ao longo do século XVI, a arte da gravação espalhou-se
rapidamente estabelecendo-se como meio mais eficaz
e rápido para a divulgação de idéias visuais.
Um dos primeiros mestres gravadores que tornou-se
famoso em toda a Europa, foi Martin Schongauer,
seguido logo por Albrecht Dürer, um nativo de Nuremberg.
A diseminação fácil e barata de gravações, muitas vezes
associadas a ilustrações por meio da imprensa, na gravura
do século XV, foi praticada principalmente pelos pintores.
Já durante o século XVI foi criada a figura do gravador profissional, dedicado exclusivamente a expressão
na imprensa.
Com o início do século XVI, a Reforma surgiu com os sintomas da insatisfação das formas tradicionais
de devoção religiosa, que foram crescendo e se tornando
cada vez mais fortes, impostas pela cúria papal, que além
de se manter distante dos fieis demonstrava um ávido
interesse por dinheiro e privilégios.
O cisma ocorreu em 10 de dezembro de 1520,
quando diversas rebeliões começaram a estourar
em todos os lugares da Alemanha, culminando numa série de guerras e assassinatos de camponeses.
Os artistas que demonstraram simpatia pelos manifestantes
foram condenados ao ostracismo ou a perseguição: Grünewald foi demitido pelo arcebispo da diocese de Mainz.
Depois de 1528, arte alemã sofreu uma parada abrupta,
quando morreram Dürer e Grünewald.
dados extraídos da Wikipédia
e artístico que se desenvolveu a partir do Renascimento Italiano e se espalhou entre os pensadores alemães
dos séculos XV e XVI.
Muitas áreas das artes e das ciências foram influenciadas,
principalmente pela propalação do humanismo,
aos vários estados e principados alemães.
A Alemanha produziu dois desenvolvimentos que estavam
a dominar o século XVI em toda a Europa: a impressão
de Johannes Gutemberg e a Reforma Protestante
de Martinho Lutero.
O Renascimento foi em grande parte impulsionado
pelo interesse renovado na cultura clássica,
e foi também o resultado do rápido desenvolvimento
económico. A Alemanha foi, no limiar do século XV,
fragmentada em várias dezenas de autoridades locais,
sem autoridade imperial, e foi capaz de impor seu poder
unitário, como aconteceu na França ou Inglaterra.
Ao longo do século XVI, a arte da gravação espalhou-se
rapidamente estabelecendo-se como meio mais eficaz
e rápido para a divulgação de idéias visuais.
Um dos primeiros mestres gravadores que tornou-se
famoso em toda a Europa, foi Martin Schongauer,
seguido logo por Albrecht Dürer, um nativo de Nuremberg.
A diseminação fácil e barata de gravações, muitas vezes
associadas a ilustrações por meio da imprensa, na gravura
do século XV, foi praticada principalmente pelos pintores.
Já durante o século XVI foi criada a figura do gravador profissional, dedicado exclusivamente a expressão
na imprensa.
Com o início do século XVI, a Reforma surgiu com os sintomas da insatisfação das formas tradicionais
de devoção religiosa, que foram crescendo e se tornando
cada vez mais fortes, impostas pela cúria papal, que além
de se manter distante dos fieis demonstrava um ávido
interesse por dinheiro e privilégios.
O cisma ocorreu em 10 de dezembro de 1520,
quando diversas rebeliões começaram a estourar
em todos os lugares da Alemanha, culminando numa série de guerras e assassinatos de camponeses.
Os artistas que demonstraram simpatia pelos manifestantes
foram condenados ao ostracismo ou a perseguição: Grünewald foi demitido pelo arcebispo da diocese de Mainz.
Depois de 1528, arte alemã sofreu uma parada abrupta,
quando morreram Dürer e Grünewald.
dados extraídos da Wikipédia
LUCAS CRANACH, o velho - Lucas Cranach der Ältere
Kronach, Alemanha 1472 - Weimar, Alemanha 1553
Foi um pintor germánico renascentista.
Em muitos dos seus retratos, alguns caricaturescos,
vemos o pré-núncio do Maneirismo, movimento que
se seguiu ao Renascimento.
Cranach é conhecido pelos seus retratos de príncipes
alemães e líderes da Reforma Protestante, cuja causa
abraçou com entusiasmo, tornando-se amigo próximo
de Martinho Lutero.
Pintou também assuntos religiosos, primeiro na tradição
católica, depois buscando novas formas de transferir
para a arte as referências religiosas luteranas.
Foi discípulo de Mathias Grünewald, o pintor
que mais se afastou do cânon ideal renascentista,
abrindo caminho para transformações visuais posteriores
como o Expressionismo, já no século XX.
Podemos citar como exemplo disto, algumas pinturas
de Otto Dix.
dados extraídos da Wikipédia
Kronach, Alemanha 1472 - Weimar, Alemanha 1553
Foi um pintor germánico renascentista.
Em muitos dos seus retratos, alguns caricaturescos,
vemos o pré-núncio do Maneirismo, movimento que
se seguiu ao Renascimento.
Cranach é conhecido pelos seus retratos de príncipes
alemães e líderes da Reforma Protestante, cuja causa
abraçou com entusiasmo, tornando-se amigo próximo
de Martinho Lutero.
Pintou também assuntos religiosos, primeiro na tradição
católica, depois buscando novas formas de transferir
para a arte as referências religiosas luteranas.
Foi discípulo de Mathias Grünewald, o pintor
que mais se afastou do cânon ideal renascentista,
abrindo caminho para transformações visuais posteriores
como o Expressionismo, já no século XX.
Podemos citar como exemplo disto, algumas pinturas
de Otto Dix.
dados extraídos da Wikipédia
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