domingo, 27 de março de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
MARIUSZ KOZIK - POLÔNIA
PINTURA DIGITAL
A ILUSTRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA  

Kozik trabalha um tipo de ilustração comercial,
de grande destreza técnica e comunicação imediata,
produzida a partir de fotografias pintadas digitalmente.
Este tipo de ilustração explora os efeitos especiais das cenas do cinema e das imagens dos jogos de videogame,
que tem "invadido" o mercado dos filmes de ficção,
assim como os diversos produtos da "indústria do entretenimento".
Sob esta influência, vemos na atualidade uma tendência exagerada em alguns desenhistas e ilustradores, em copiar fotografias.
Essa tendência ou moda, que poderíamos chamar 
de neo-Hiperrealismo, carece da visão do Hiperrealismo, 
que "auto-criticava" seu próprio "copismo"..., o que vemos hoje, é apenas um exercício de destreza em registrar
a realidade com meticulosa precisão.
É evidente que na atualidade, qualquer tipo de realismo
é marcado pela fotografia, o registro é determinado pelo "olho da lente", que é diferente da visão do olho
humano.
Esta transformação da imagem, praticada desde os artistas do Barroco até Courbet (já no pré-Impressionismo),
começou com a utilização de lentes na pintura, na intenção de "imitar" a realidade.
Hoje, a fotografia e o cinema, substituiram esse tipo de figuração "imitativa".
A tecnologia invadiu a arte contemporânea e invalidou o virtuosismo artesanal da pintura realista anterior ao Impressionismo.
As palavras de Picasso, formuladas há mais de 50 anos explicam: "A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura das suas amarras em descrever a realidade. A partir da sua descoberta, não faz mais sentido ficar "copiando" o real, se ele podia ser capturado em segundos pela lente da câmera fotográfica"...

KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK


KOZIK