TRIMANO ARTE GRÁFICA
EDGAR DEGAS
Pré-Impressionismo
"El Barco" - Edição virtual - Monte Alto - Rio de Janeiro - 2022
O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
EDGAR DEGAS
Hilaire Germain Edgar de Gas
Paris, França 1834-1917
Pintor, gravurista, escultor e fotógrafo pré-impressionista
É conhecido sobretudo pela sua visão particular
do mundo do balé, sabendo captar os mais belos
e sutis cenários.
Também se destacam na sua obra
os nus femininos em pastel, de banhistas,
para cuja realização mandou construir em seu estúdio
um quarto de banho para servir de cenografia.
Além de pintor e exelente desenhista, Degas era fotógrafo,
e utilizou seus registros fotográficos para as cenas
de movimento, sobretudo nas pinturas de bailarinas
e de corridas de cavalos.
Ainda na década de 1860, começou a se interessar
pela fotografia e pintura de cavalos e ginetes,
e passava horas observando-os no hipódromo de Longchamp
Outro contemporâneo seu, Henri de Toulouse Lautrec,
também utilizou a fotografia para as suas pinturas de bailados
no cabaré Moulin Rouge.
Em 1855 teve como professor a Jean Auguste Ingres,
que influenciou a sua pintura.
Fez três viagens à Itália, se empenhando no estudo
dos mestres do Renascimento.
Em 1862 conheceu a Edouard Manet que o aproximou
do grupo de artistas que mais tarde seriam conhecidos
como "impressionistas", com quem viria a expor
em diversas ocasiões.
Em 1870, quando a França entrou em guerra com a Prússia,
Degas alistou-se na Guarda Nacional. Nessa época
seus problemas de visão se agravaram,
o que o atormentou pelo resto da vida.
Em 1872, passou a frequentar as apresentações e os ensaios
do balé da Opera de Paris, época em que iniciou as pinturas
da série de bailarinas.
Em 1881 expôs sua primeira escultura,
produzindo uma série de 73 bailarinas em bronze.
Em 1912, quase cego e com a saúde debilitada, depressivo,
passou seus últimos dias na solidão
ou na companhia de poucos amigos.
Faleceu em Paris no dia 27 de setembro de 1917.
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