terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

HONORÉ DAUMIER - Série "Juizes e Advogados" - litografia


Com a xilogravura, o desenho tornou-se pela primeira vez
tecnicamente reproductível, muito antes que a imprensa
prestasse o mesmo serviço para a palavra escrita. Conhecemos as gigantescas transformações provocadas
pela imprensa, a reprodução técnica da escrita.
Mas a imprensa representa apenas um caso especial,
embora de importância decisiva, de um processo histórico
mais amplo. À xilogravura, na Idade Média, segue-se à estampa em chapa de cobre e a água forte, assim como
a litografia no início do século XIX.
Com a litografia, a técnica de reprodução atinge uma etapa
essencialmente nova. Esse procedimento muito mais preciso
que distingue a transição do desenho numa pedra
de sua incisão sobre um bloco de madeira ou numa prancha de cobre, permitiu as artes gráficas pela primeira vez
colocar no mercado suas produções não somente
em massa, como já acontecia antes, mas também sob 
a forma de criações, sempre novas. Dessa forma as artes
gráficas adquiriram os meios de ilustrar a vida cotidiana.
Graças a litografia, elas começaram a situar-se no mesmo
nível que a imprensa. A litografia ainda estava em seus
primórdios, quando foi ultrapassada pela fotografia.
Pela primeira vez no processo de reprodução de imagem,
a mão foi liberada das responsabilidades artísticas
mais importantes, que agora cabiam unicamente ao olho.
Como o olho apeende mais depressa do que a mão desenha, o processo de reprodução de imagens experimentou tal aceleração que começou a situar-se no
mesmo nível da palavra oral. Se o jornal ilustrado estava
contido virtualmente na litografia, o cinema falado estava
contido virtualmente na fotografia.
A reprodução técnica do som iniciou-se no fim do século XIX. Com ela, a reprodução técnica atingiu um nivel 
de qualidade, que não somente podia transformar em seus
objetos a totalidade das obras de arte tradicionais, submetendo-as a transformações profundas como conquistar para si um lugar próprio entre os procedimentos
artísticos.
Para estudar esse padrão, nada é mais instrutivo que examinar como suas duas funções - a reprodução da obra
de arte e a arte cinematográfica repercutem uma sobre a outra"

Walter Benjamin
 trechos extraídos do livro "A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica"