domingo, 4 de agosto de 2019

PROPOSTAS GRÁFICAS - O POEMA ILUSTRADO - AIMÉ CÉSAIRE

BÁRBARO

É a palavra que me sustenta
e bato na minha concha de latão
onde a chuva devora na sopa de ferrugem
ossos bárbaros
de animais saqueadores covardes de mentiras


Bárbaro
da linguagem sumária
e nossas caras bonitas como o verdadeiro
poder cirúrgico da negação


Bárbaro
dos mortos que circulam pelas veias da terra
e às vezes eles vêm para quebrar suas cabeças
contra as paredes do nosso
depois de
ouvidos
É os gritos de rebelião que nunca ouviram
e que se voltam para a batida 
e com os timbres da música


Bárbaro
o artigo único
bárbaro e tapaya
anfíbena branca bárbara
bárbaro eu a cobra que cospe
e me acordar das minhas carnes podres
de repente voando salamanquesas
de repente salamanquesa listados
e eu adiro tão bem aos lugares de força
que para me esquecer vovê terá que
jogar a carne peluda dos seus seios para os cães

Aimé Césaire
Martinica 1913-2008
 

Nenhum comentário: