domingo, 9 de novembro de 2014

FANG LIJUN
Handan, Provincia de Hebei,
República Popular da China 1963.
Em 1990, houve um movimento cultural
na China conhecido como Realismo Cínico,
do qual Lijun era membro. Viver na China
nesses momentos críticos, moldou sua visão
de mundo e seus pontos de vista sobre a arte
e os valores humanos. 
No início de 1992, mudou-se para a aldeia 
Yuanmingyuan, comunidade criada pelos artistas
com o propósito de enfrentar a adversidade 
econômica e cultural do período, e poder pintar
e se expressar livremente. Mas, sem receber 
nenhum tipo de financiamento, Lijun como outros
pintores da sua geração, passaram por momentos
extremadamente difíceis para conseguir realizar 
a sua obra. Ele fez a sociedade olhar para os artistas
como pessoas normais, em vez de párias excêntricos.
O termo Realismo Cínico, não pode cobrir integralmente
todo o sentido da realidade da vida. Nas pinturas do Realismo Cínico há uma sensação de deboche, caricatura
e ridicularização das circunstâncias. Diferente do Realismo
Clássico, austero e humanista. Disse Lijun: "O bastardo
pode ser enganado uma centena de vezes, mas ele ainda
cai para o mesmo velho truque. Nos preferimos ser chamados de perdedores, furos, casos perdidos ou canalhas, mais nunca sermos enganados de novo..."

dados extraídos da Wikipédia

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