terça-feira, 18 de março de 2014

KLAXON foi uma revista mensal de arte moderna que circulou em São Paulo
de maio de 1922 a janeiro de 1923. Seu nome é derivado do termo
usado para designar a buzina externa dos automóveis.
O principal propósito da revista foi servir de divulgação para o Movimento
Modernista, e nela colaboraram nomes como Mario de Andrade, Oswald
de Andrade, Manuel Bandeira, Menotti del Pichia, Sergio Buarque de Holanda,
Tarsila do Amaral e Graça Aranha, entre outros artistas e escritores.
Também destacaram-se na revista a busca pelo atual, o culto ao progresso,
e a concepção de que a arte não deve ser uma cópia da realidade.
Aproveitamento de uma nova arte em evidência, o cinema.
KLAXON, a revista mais inovadora dos anos 1920, contava com diagramação inspirada nas técnicas da Bauhaus e da vanguarda gráfica soviética,
e as ilustrações de Victor Brecheret e Emiliano Di Cavalcanti.
Seu caráter cosmopolita era explícito, e anunciava: "KLAXON sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista"
Na revista predominava o tom futurista, e concluia: "KLAXON não é  futurista,
KLAXON é Klaxista, um desejo de abolir o passado para viver o presente"
Irreverente e sarcástica, KLAXON apresentava um perfil de típica agressividade
vanguardista, e tornou-se uma referência histórica da cultura brasileira
da primeira metade do século XX.

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