sábado, 8 de março de 2014

GELEIA GERAL

Um poeta desfolha a bandeira
e a manhã tropical se inicia
resplandente, cadente, fagueira
num calor girasol com alegria
na geléia geral brasileira
que o "Jornal do Brasil" anuncia

Ê, bumba - yê - yê - boi
ano que vem, mês que foi
Ê, bumba - yê - yê - yê
é a mesma dança, meu boi

A alegria é a prova dos nove
e a tristeza é teu porto seguro
minha terra é onde o sol é mais limpo
e Mangueira é onde o samba é mais puro
tumbadora na selva selvagem
Pindorama, país do futuro

Ê, bumba - yê - yê - boi
ano que vem, mês que foi
Ê, bumba - yê - yê - yê
é a mesma dança, meu boi

Ê a mesma dança na sala
no Canecão, na TV
e quem não dança não fala
assiste a tudo e se cala
não vê no meio da sala
as relíquias do Brasil:
doce mulata malvada
um LP de Sinatra
maracujá, mes de abril
santo barroco baiano
superpoder de paisano
formiplac e céu de anil
três destaques da Portela
carne-seca na janela
alguém que chora por mim
um carnaval de verdade
hospitaleira amizade
brutalidade jardim

Ê, bumba - yê - yê - boi
ano que vem, mês que foi
Ê, bumba - yê - yê - yê
é a mesma dança, meu boi

Plurialva, contente e brejeira
miss linda Brasil diz "bom dia"
e outra moça também Carolina
da janela examina a folia
salve o lindo pendão dos seus olhos
e a saúde que o olhar irradia

Ê, bumba - yê - yê - boi
ano que vem, mês que foi
Ê, bumba - yê - yê - yê
é a mesma coisa meu boi

Um poeta desfolha a bandeira
e eu me sinto melhor colorido
pego um jato, viajo, arrebento
com o roteiro do sexto sentido
voz do morro, pilão de concreto
tropicália, bananas ao vento

Ê, bumba - yê - yê - boi
ano que vem, mês que foi
Ê, bumba - yê - yê - yê
é a mesma dança meu boi

Gilberto Gil

Nenhum comentário: