quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DAVID ALFARO SIQUEIROS - Chihuahua 1896 - Cidade do México 1974
Foi um dos maiores revolucionários da história da arte, e um dos protagonistas
do muralismo mexicano, juntamente com Diego Rivera e José Clemente Orozco.
Siqueiros fez pintura de cavalete, mas distinguiu-se principalmente pela pintura
mural, onde foi um inovador em termos técnicos. Tinha grande preocupação
em experimentar novos materiais e novas técnicas, tendo sido, a sua investigação
nesta área, uma importante contribuição para a pintura mural.
A grande temática da sua obra é a Revolução Mexicana  (1910-1920)  a primeira
revolução socialista do século XX, e o povo mexicano, que ele representou
na luta por uma sociedade mais justa. A sua pintura é uma pintura de intervenção
política, uma crítica da sociedade capitalista e de defesa dos ideais do socialismo,
que em Siqueiros assumem uma dimensão monumental pela força e franqueza
das suas convições. Foi militante comunista desde jovem, e esteve dois anos preso
por ordem do Partido Comunista Mexicano do qual tinha sido expulso.
Ao sair da prisão em 1930, exilou-se em Taxco e de lá foi para Los Angeles, onde
começou a fazer experiências com novas técnicas.
Mudou-se para Nova Iorque onde organizou o "Siqueiros Experimental Workshop".
Alistou-se como coluntário na Guerra Civil Espanhola contra Francisco Franco.
Mais tarde foi acusado de uma tentativa de assessinato a León Trotsk, exilado
no México, motivo pelo qual, depois de um tempo forajido, foi preso novamente
e exilado no Chile. Quando voltou ao México, apos 1940, fundou o "Centro Realista
de Arte Moderna".
Depois de varias viagens aos Estados Unidos e Polônia, foi condenado pelo governo
a seis anos de prisão. uma anistia posterior reduziu esta pena para dois anos.
Já em liberdade, começõu o famoso mural "Marcha da Humanidade na América Latina", que lhe valeu o prêmio nacional de arte do México.
Siqueiros também pintou nos Estados Unidos, um afresco no Plaza Art Center,
chamado "América Tropical - Oprimida e Destruída Pelo Imperialismo".
A obra causou tanta polêmica e indignação que ele foi obrigado a sair do país
para não ser deportado.
Dentre os muralistas era o que tinha maior comprometimento com o mundo moderno
no que diz respeito tanto a temática quanto as técnicas.
trechos extraídos da wikipédia

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