domingo, 30 de dezembro de 2012

Tal como a maioria dos pintores, imagino, quando observo pinturas
estou tão interessado em "como" foram pintadas quanto em "o que"
dizem ou "por que" foram pintadas (essas questões, é claro,
são relacionadas). Tenho eu proprio pelejado para usar a óptica,
descobrí que estava agora observando as pinturas de um novo modo.
Era capaz de identificar características ópticas e, para surpresa minha,
podia vê-las na obra de outros artistas - e a coisa remontava aos anos
1430, ao que parecia! Creio que foi somente no fim do século XX
que isso se tornou evidente. Foi necessária a tecnologia nova, sobretudo
o computador, para vê-lo. Os computadores deram lugar a impressões
coloridas mais baratas e de melhor qualidade, conduzindo a uma grande
melhora nos últimos 15 anos no padrão dos livros de arte (mesmo 20
anos atrás, a maioria era preto e branco). E agora com fotocopiadoras
coloridas e impressoras pessoais qualquer um pode ter acesso a
reproduções baratas mas de boa qualidade em casa, e assim pôr lado
a lado obras que estavam antes separadas por imensas distâncias.
Foi isso o que fiz em meu estúdio e o que me permitiu ver a coisa em
toda a sua amplitude. Somente ao reunir desse modo as imagens que
comecei a notar coisas; e tenho certeza de que essas coisas só poderiam
ser vistas por um artista, um fazedor de marcas, que não está tão
afastado da prática, ou da ciência, quanto um historiador de arte.
Afinal, estou dizendo apenas que os artistas sabiam em outro tempo usar
uma ferramenta, e que esse conhecimento se perdeu.
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney  


Nenhum comentário: