O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
RONALD BROOKS KITAJ - Estados Unidos 1932 / Inglaterra 2007 /
Kitaj nasceu em Cleveland, Ohio, numa familia de judeus liberais
e não praticantes, e chegou a Londres repetindo os passos da
diáspora intelectual americana, seguindo Elliot, Hemingway,
Fitzgerald. O espírito de aventura e a erudição coexistiram desde
muito cedo, dividindo as viagens como marinheiro e
os estudos de arte em Nova Iorque e Viena, onde foi discípulo de
um colega de Egon Schiele. /
Kitaj passou a maior parte da sua vida
na Inglaterra. Ele integra, junto a Francis Bacon, Lucien Freud e
David Hokney, o grupo de pintores figurativos ingleses,
surgidos no período da Pop-Art. /
A designação de "escola" surgiú pela primeira vez no título do
prefácio de Kitaj para a exposição "The Human Clay"
organizada por ele em 1976 para o Arts Council com 35 obras e com a polémica afirmação da continuidade da pintura e do interesse pela
figuração, num contexto critico e institucional que lhes era tão desfavorável.
Essa mostra antecedeu o chamado "retorno à pintura" do final da década.
Mais tarde, em 1987, uma outra exposição circulou na Europa sob o
título "A Escola de Londres: Seis Pintores Figurativos", reunindo Francis
Bacon, Lucien Freud, Leon Kossoff, Ronald B. Kitaj, Michael Andrews e
Frank Averbach. Os mesmos artistas viriam a ser de novo reunidos em
"From London", inaugurada em Edimburgo e mostrada depois em Luxemburgo, em Lausana e Barcelona, em 1995/96. / Um certo acento
realista, marcado pelo clima social de pos-guerra e pelo existencialismo
pode ser denominado como a "marca" da escola de Londres. /
Kitaj utiliza a fotografia em muitos casos como colagem desenhada ou
pintada. Na sua grafia, prevalece a montagem como forma de
relato aparentada a ilustração, aos comics e ao cinema.
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