sábado, 30 de janeiro de 2010

Carta a Georges-Daniel de Monfreid, Atuona, Ilhas Marquesas, Abril de 1903: Acabo de ser vitima de uma tramóia horrível. Depois de alguns factos escandalosos nas Marquesas, escrevi ao administrador pedindo que fizesse um inquérito sobre o caso. Não pensei que os gendarmes fossem todos coniventes, o administrador do partido do governador, etc... Acontece que o tenente solicitou uma decisão jurídica a um bandido de juiz, às ordens do governador e do procurador que eu atingi, me condenou (lei de julho de 1881 sobre a imprensa) por uma carta particular, três meses de prisão 100 francos de multa. Tenho de ir fazer um recurso ao Tahiti. Viagem, estadia, sobretudo despesas do advogado, quanto me vão custar? É a minha ruína e a completa destruição da minha saúde. Todas estas preocupações me matam. Quando o destinatário recebeu a carta já Gauguin estava morto, desde 8 de maio de 1903.

Nenhum comentário: