domingo, 13 de novembro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Vanguarda Russa
GRÁFICA SOVIÉTICA
REVOLUÇÃO & MODERNISMO
NOVAS FORMAS PARA NOVOS CONTEUDOS
 

GRÁFICA SOVIÉTICA - M. Tcheremnikh - Cartaz "Quem é contra a fome, quem é a favor de montes de pão, que pegue o martelo, alegre e disposto..." - linogravura - 53 x 42 cm - 1920


No século XX o cartaz teve um papel importante
no design moderno. O design russo foi influente
na evolução do cartaz europeu moderno e na escola
de design alemã Bauhaus. 
O cartaz russo se caracterizou pelo envolvimento
com as vanguardas artísticas e a propaganda
do governo soviético. Os cartazes construtivistas
do designer El Lissitzky são bons exemplos
das mudanças estéticas da época, como o uso
de formas geométricas, cores puras, tipografias
sem serifa e montagens fotográficas. Das vanguardas europeias à desconstrução pós-modernista o cartaz
manteve uma renovação constante, sobrevivendo
ao surgimento de novas mídias, como a televisão
no pós-guerra.
A propaganda russa destacou-se de forma exuberante
no século XX. Principalmente após a Revolução de 1917,
quando o sistema socialista foi implantado e o pôster
de propaganda de massa começou a ser utilizado
em larga escala pela agência de propaganda da União
Soviética.

dados extraídos da Wikipédia

GRÁFICA SOVIÉTICA - União de Artistas - Cartaz "Morte ao Fascismo!" - litografia - 105 x 70 cm - 1930


GRÁFICA SOVIÉTICA - El Lissitzky - Cartaz "Bata os Brancos com a Cunha Vermelha" - litografia - 49 x 68 cm - 1920


GRÁFICA SOVIÉTICA - D. Moor - Cartaz "Morte ao Imperialismo Mundial" - litografia - 107 x 71 cm - 1919


GRÁFICA SOVIÉTICA - Bernhard - Cartaz de publicidade "Galochas "Provodnik" são as melhores do mundo" - litografia - 96 x 72 cm - 1910


GRÁFICA SOVIÉTICA - A. Guminer - Cartaz "1º de Maio" - litografia - 110 x 61 cm - 1930


GRÁFICA SOVIÉTICA - D. Moor - Cartaz "Promessa Solene" - litografia - 109 x 70 cm - 1920


GRÁFICA SOVIÉTICA - Georgii e Vladimir Stenberg - Cartaz do filme "O General" dir. Buster Keaton - litografia - 108 x 71 cm - 1927


GRÁFICA SOVIÉTICA - União de Artistas - Cartaz - 96,2 x 64,7 cm - "Cinema para os soldados nas trincheiras"


GRÁFICA SOVIÉTICA - Georgii e Vladimir Stenberg - Cartaz do filme "Aventuras do Enjeitado" - litografia - 100 x 73 cm - 1926-27


GRÁFICA SOVIÉTICA - Georgii e Vladimir Stenberg - Cartaz do filme "O Fim de Harrison" - litografia - 100 x 70 cm - 1923


GRÁFICA SOVIÉTICA - Cartaz do filme "Asperezas" - litografia 1927


GRÁFICA SOVIÉTICA - V. Deni, 1920 - litografia - 52 x 69 cm - Cartaz "Corra papai, sopre forte, só não esqueça do barão"


GRÁFICA SOVIÉTICA - V. Deni - 1930 - litografia - 104 x 74,5 cm - Cartaz "GPU. Sabotador contrarevolucionário"


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAI - Mestres da arte analítica, 1927 - 82 x 56 cm - Cartaz para a peça "O Inspetor Geral" de Gogol


GRÁFICA SOVIÉTICA - Arte A. Rodchenko, texto V. Maiakovski, 1923 - Cartaz - 48,6 x 74 cm.


GRÁFICA SOVIÉTICA - Vladimir Maiakovski - litografia - 60 x 45 cm. - Cartaz "Eis a quem o soldado defendia antes"


GRÁFICA SOVIÉTICA - Vladimir Maiakovski 1917 - litografia - 60 x 45 cm - Cartaz "Eis a quem o soldado defendia antes"


GRÁFICA SOVIÉTICA - Vladimir Maiakovski - 1914 - Cartaz - 35 x 66 cm


GRÁFICA SOVIÉTICA - Arte de K. Malevich com texto de Maiakovski - 1914 - Cartaz - 38,5 x 56,5 cm


GRÁFICA SOVIÉTICA - Vladimir Maiakovski, 1920 - litografia - 64 x 64 cm - Cartaz "O grito de ucranianos e russos é um só: não haverá senhor algum a dominar o trabalhador"


GRÁFICA SOVIÉTICA - Vladimir Maiakovski, 1918 - 108 x 71 cm - Cartaz do filme "Acorrentada pelo filme"


MAIAKOVSKI - RODCHENKO
Fotomontagens

No período entre dezembro de 1922 e fevereiro de 1923,
Maiakovski escreveu o poema Isto, dedicado à sua amante
Lili Brik, esposa de Osip Brik. O poema foi publicado 
em março de 1923 pelo editorial LEF - Front dos Artistas de Esquerda - e era ilustrado por fotomontagens de Rodchenko.
As imagens se referem a trechos específicos do poema.
Além de serem inovadoras no uso da fotomontagem, 
as imagens de Rodchenko para Isto são importantes por
representarem a primeira vez em que um livro é ilustrado
com o uso desta técnica.
A tradução dos poemas para o português é de Paulo Cypriano 

ALEXANDER RODCHENKO - Retrato de Vladimir Maiakovski


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENKO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto" - (Na cama, ela, deitada, - Ele - Sobre a mesa. o telefone)


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENCO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto" - (Com as patas eu tapo os ouvidos - Amassa-os em vão! - Eu escuto - a minha - minha própria voz - a faca da voz fura-me as patas)


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENKO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto" - (Tento o equilíbrio - Agito terrivelmente os braços)


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENKO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto"


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENCO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto" - (E novamente - As candentes estepes das paredes - Ao alcance dos ouvidos tinem e suspiram no "two-step")


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENKO - Fotomontagens - Ilustração para o poema "Isto" - (Quatro vezes envelhecerei, quatro vezes rejuvenecido)


GRÁFICA SOVIÉTICA - MAIAKOVSKI - RODCHENKO - Fotomontagem - Ilustração para o poema "Isto" - (E isso está assim parado há séculos - como era - não açoitam - E não moveu-se o jumento do doa-a-dia).