quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
Vanguarda Russa
SUPREMATISMO
Texto informativo
  

KAZIMIR MALEVICH - Cruz Negra


O Suprematismo foi um movimento artístico russo
centrado em formas geométricas básicas, e tido
como a primeira escola sistemática de pintura abstrata
do movimento moderno. 
Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1913
pelo pintor Kazimir Malevich. Em 1918, na mostra "O Alvo"
em Moscou, Malevich expôs o Quadrado preto sobre fundo
branco, e publicou o livro O Mundo Sem Objeto, editado
pela Bauhaus em 1927.
O manifesto do movimento Do Cubismo ao Suprematismo,
escrito por Malevich e pelo poeta Vladimir Mayakovsky,
foi publicado em 1925, e nele o Suprematismo será definido
como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era
a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio
de origem.
À época da publicação do manifesto, Malevich já era 
um artista importante, tendo participado com trabalhos
cubo-futuristas, das mostras coletivas do grupo Der Blaue
Reiter (O Cavaleiro Azul), em Munique, e do Rabo do Burro,
em Moscou, ambas em abril de 1912, sendo esta última concebida como uma ruptura consciente dos artistas russos
com a Europa, e a afirmação de uma escola independente.
As pesquisas formais levadas a cabo pelas vanguardas russas do começo do século XX, o Raionismo de Mikhail
Larionov (1881-1964) e Natalia Goncharova (1881-1962),
e o Construtivismo de Vladimir Tatlin (1885-1953), 
a proliferação de novas formas artísticas em pintura,
poesia e teatro, bem como o renovado interesse pela tradição da arte folklórica russa, constituiam o ambiente
de grande efervescência ideológica pré-revolucionário,
em que Malevich vai defender uma arte livre de finalidades
práticas e comprometida com a pura visualidade plástica.
Malevich seguia as sugestões do místico russo 
P.D. Oupensky, que defendia haver por trás do mundo visível, um outro mundo, uma espécie de quarta dimensão,
alem das três a que nossos sentidos têm acesso. 
O Suprematismo representaria essa realidade, esse mundo
"não objetivo" referido a uma ordem superior de relação
entre os fenómenos - uma forma de energia espiritual
abstrata - que é invisível mas nem por isso menos real.
A partir de 1915 o Suprematismo de Malevich 
e o Construtivismo de Tatlin, serão as duas grandes correntes da vanguarda ideológica revolucionária russa,
liderada por Mayakovsky e oficialmente apoiada pelo
comissário para instrução do governo de Lênin, Lunacharsky.
Na Última Exposição Futurista de Pintura, organizada
em Petrogrado, em dezembro de 1915, Malevich escolheu 
o termo "suprematismo" para descrever  suas próprias
pinturas, porque era o primeiro movimento artístico a reduzir
a pintura à pura abstração geométrica.
Em 1920 Malevich publicará um ensaio intitulado 
"O Suprematismo ou o Mundo da Não Representação",
aprofundando os aspectos teóricos do movimento.
Segundo Malevich, o artista moderno deveria ter em vista
uma arte finalmente liberada dos fins práticos e estéticos,
trabalhando somente segundo a pura sensibilidade plástica. 
O Suprematismo permanecerá essencialmente ligado
ao nome do seu criador, embora os reflexos da sua poética
ultrapassem as pinturas e modelos arquitetônicos do artista.
Seus maiores expoentes, além do próprio Malevich, foram
El Lissitzky, Lyubov Popova, Ivan Puni e Alexander Rodchenko.

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