sábado, 24 de novembro de 2012

Leonardo da Vinci - O corpo humano - desenho a tinta


O retrato da Mona Lisa ou A Gioconda, foi o primeiro
a evidenciar feições tão suaves. O sutil sombreado
ao redor dos olhos e boca são completamente diversos
de tudo que aparecera antes, incluindo o proprio retrato de Ginevra
de' Benci por Leonardo, pintado quase 30 anos antes.
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney

Leonardo da Vinci - Retrato da Gioconda - 1503-06 - oleo sobre madeira - 77 x 53 cmts.


Terá Leonardo usado a óptica para a Gioconda? Não sei,
mas o certo é que ele observava imagens nítidas do mundo
tridimensional numa superficie plana e em cores vivas. Ele com
certeza tinha conhecimento das lentes. Em seus cadernos de notas,
ele descreve a câmara escura e imagens produzidas por ela
e fornece desenhos de equipamentos para esmerilhar espelhos.
Será forçar muito imaginar que ele vira como era bela a imagem
projetada e quisera ele próprio recriar tal aspecto? Tal vez isso
lhe bastasse, e suas habilidades pictóricas se incumbissem
do restante. Suas fenomenais habilidades de desenhista 
são bem conhecidas, e ele tal vez tenha precisado somente 
ver a imagem projetada para recriar sua aparência.
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney

Leonardo da Vinci - Retrato da Gioconda -- detalhe


Leonardo da Vinci - Retrato de Ginebra de' Benci - 1474-78 - temple e óleo sobre madeira - 38,8 x 36,7 cmts. - detalhe


Como Michelangelo se encaixa na história?
ele certamente tinha conhecimento do decalque,
uma parte essencial da pintura em afresco;
e também vira a arte holandesa, que repudiou
como sendo por demais voltada ao mundo real.
Sentiu também que a pintura a óleo era para amadores;
pode-se "corri-gir" coisas com óleo, ao contrário do afresco.
Comparando esses dois retratos - um detalhe do teto da
Capela Sistina (1509-12) por Michelangelo, e o retrato de 
Baldassare Castiglione (1514-16) por Rafael, eles parecem
mesmo muito diversos em estilo e concepção. O rosto
de Rafael parece bem mais moderno. Essa diferença pode
ser explicada simplesmente pelas técnicas diversas utilizadas,
afresco contra óleo?
extraido de "O Conhecimento Secreto" de David Hockney

Michelangelo Buonarroti - Capela Sistina - detalhe


Rafael Sanzio - Retrato de Baldessare Castiglione - 1514-15 - óleo