sexta-feira, 13 de março de 2015

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
FILM NOIR
A FOTOGRAFIA NO CINEMA
INFLUÊNCIA EXPRESSIONISTA
NO CINEMA NORTE-AMERICANO


A expressão francesa film noir (em português: filme negro)
designa um género de filme policial que teve seu ápice
nos Estados Unidos entre as décadas de 1940 e 1950.
A expressão foi aplicada pela primeira vez a um filme,
pelo crítico francés Nino Frank, em 1946, por analogia
com os romances policiais da Série Noire, uma coleção
criada pela editora Gallimard em 1945. A expressão era desconhecida dos diretores e atores à época em que foram
produzidos os films noir clássicos, tendo sido introduzida
posteriormente por historiadores e críticos de cinema.
O film noir deriva dos romances de suspense da época
da Grande Depressão, e da estética dos filmes de terror
da década de 1930. Eles eram filmados em preto e branco
e altocontraste, sob influência do Expressionismo Alemão.
À época do regime nazista, muitos diretores alemães como
Fritz Lang e Billy Wilder, foram forçados a emigrar, levando
consigo as técnicas que haviam desenvolvido, e realizaram,
nos Estados Unidos, alguns dos mais famosos films noir,
nos quais os recursos de iluminação tinham importância
fundamental, sendo utilizados para destacar aspectos
psicológicos dos personagens, ou para criar tensão 
no espectador. A luz, no cinema expressionista, tem o poder de estabelecer rupturas e relações entre personagens.
A principal influência literária do film noir, veio da ficção
policial produzida por escritores como Dashiel Hammett 
e Raymond Chandler, popularizado em revistas baratas.
Apesar de não ser considerado um film noir, "Cidadão Kane"
de Orson Welles (1941) teve uma forte influência 
no desenvolvimento do gênero.
"Touch Of Evil", também de Orson Welles (1958), é citado
como o último filme do período clássico do cinema noir.
A maior parte dos filmes do "cinema negro" eram produções
de baixo orçamento, e sem atores de grande prestigio.
Alguns diretores e roteirista eram perseguidos políticos
do "macartismo", (fim da década de 1940 até meados da década de 1950) e impedidos de trabalhar nos grandes
estúdios de Hollywood, colaboravam, sob pseudônimo,
nessas produções baratas.
O film noir ficou conhecido por narrar dramas inteligentes
e austeros permeados pelo niilismo, em ambientes realistas
e urbanos, utilizando técnicas de narração confessional
e movimentos de câmera com o ponto de vista 
do protagonista.

dados extraídos da Wikipédia

FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR


FILM NOIR