sexta-feira, 6 de outubro de 2017

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO FAUVISMO
HENRI MATISSE
A Cor Como Princípio
Precursor do Abstracionismo
"El Barco" - Edição Virtual - Monte Alto - Rio de Janeiro - 2017
  

HENRI MATISSE
Henri-Emile-Benoit Matisse
Le Cateau-Cambrésis, França 1869 - Nice, França 1954
Desenhista, pintor e escultor
Foi um dos responsáveis pela evolução do Movimento
Fauvista francês.
Começou a pintar em 1889, e na pintura descobriu
uma espécie de "paraiso", como mais tarde descreveu.
Em 1891, em Paris, foi estudar na Academia Julian
e mais tarde tornou-se aluno de Gustave Moreau.
Inicialmente pintou naturezas mortas e paisagens 
no tradicional estilo flamengo. Chardin foi um dos pintores
mais admirados por Matisse, de quem fez quatro cópias
no Louvre.
Em 1896, exibiu cinco pinturas no Salão da Sociedade
Nacional de Belas Artes, o estado comprou duas.
O resultado lhe permitiu o contato com Auguste Rodin
e Camille Pissarro.
Em Luxemburgo, a partir de 1897, começa a se interessar pelo Impressionismo.
Em 1898, visitou o pintor John Peter Russell na ilha
Belle-Isle, na costa da Bretanha, que o introduziu
no Impressionismo e mostrou-lhe o trabalho de Van Gogh,
que tinha sido amigo de Russell, mas era desconhecido
na época. A partir dai, o estilo de Matisse mudou completamente. Ele tinha em sua casa um busto de gesso
feito por Rodin, um quadro de Gauguin, um desenho de Van Gogh, e a tela "Três Banhistas" de Cézanne. Na percepção
de Cézanne da estrutura e cor pictóricas, Matisse encontrou
sua principal inspiração. Muitas de suas pinturas entre 1899
e 1905, fazem uso da técnica pontilhista adotada de Paul Signac. Em 1898, foi para Londres estudar a obra de William
Turner, então partiu numa viagem para à Córcega.
Com a modelo Caroline Joblau, teve uma filha, Marguerite,
nascida em 1894. Em 1898, casou-se com Amélie Noellie
Parayre, com quem teve dois filhos, Jean e Pierre. Marguerite, frequentemente, serviu de modelo para Matisse.
Em 1901 expôs no Salão dos Independentes e participou
pela primeira vez do Salão de Outono em 1903.
Em 1905 expôs com o grupo reconhecido como "os fauves".
Varias viagens inspiradoras foram feitas neste período, visitou Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos, Rússia, Estados Unidos e Taiti.
Em 1908 publicou "Notas de um Pintor", onde estavam suas crenças artísticas, e inventou a técnica de "desenho com
tesoura", quando implementou a série "Jazz".
Em 1941, adoentado por um câncer, foi hospitalizado
em Lyon.
Faleceu em Nice em 1954.

dados extraídos da Wikipédia

FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO

O Fauvismo ou Fovismo (do francês fauvisme,
oriundo de "les fauves": as feras, como foram chamados
os pintores não seguidores do cânone impressionista,
vigente na época), foi uma corrente artística do início 
do século XX, que se desenvolveu na França, entre 1905 
e 1907. O estilo começou em 1901, mas só foi denominado
e reconhecido como um movimento artístico em 1905.
Segundo Henri Matisse, em "Anotações de um pintor",
pretendia-se com o Fauvismo "uma arte do equilíbrio,
da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores e deprimentes". Este grupo de pintores
utilizava nos seus quadros cores violentas, de forma
arbitrária. A denominação do movimento deve-se
ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris, comparou-os a feras (fauves).
Estava exposta nesse Salão, uma escultura acadêmica
representando um menino, rodeada de pinturas neste novo
estilo, que o levou a dizer que aquilo lhe lembrava
"um Donatello entre as feras". Tal denominação, inicialmente
de caráter depreciativo, acabou por se fixar e pasou
a designar o movimento. O campo da criação artística
foi atingido fortemente pela Revolução Industrial.
As mudanças foram tão rápidas, que seria impossível
adotar cânones artísticos anteriores. As amarras criadas
por normas sagradas buscavam agora um novo propósito:
pintar as sensações que despertavam o estado de espírito
do livre curso dos impulsos interiores. 
Muitas vezes o aprendizado era questionado. Foi a época
da glorificação do instinto. O meio artístico gira em torno
de um novo mundo.
Os pintores fauvistas foram imfluenciados por Van Gogh,
através do seu emocionalismo e ardor passional no uso 
das cores, e por Paul Gauguin, com seu primitivismo
e visão sintética da natureza. A nova estética abedecia
aos impulsos instintivos: criar desobedecendo a ordem
intelectual, onde as linhas e as cores devem jorrar
no mesmo estado de pureza das crianças e dos selvagens,
afrontando os cânones tradicionais da pintura, evitando
a ilusão da tridimensionalidade.
A realidade era deformada com a finalidade de produzir
o estado de espírito do artista diante do espetáculo
oferecido pela natureza em movimento, deixando
para segundo plano o desenho e a forma. 
A nova arte surgiu como verdadeira libertação da realidade objetiva, e foi construída pelas sensações visuais impulsivas dos artistas.

dados extraídos da Wikipédia 

FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE


FAUVISMO - MATISSE