sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TRIMANO - Nanquim - 2010
Ilustrações para "Diário Íntimo" de Afonso Lima Barreto / Projeto de pesquisa CNPQ - Coordenação: Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo

"Diário Íntimo" - Clara dos Anjos

detalhe

1904 - David Carvalho casa-se mais tarde com Clara, a quem vem conhecer na festa dos Cardosos, na Penha, por ocasião do São João. David, sem ofício certo, é tudo, mais ainda jogador, bébedo,etc. Dá cabo dos 50 contos de Clara. / Clara enviúva e amiga-se com José Portilho, pedreiro, 50 anos, e, quando sua filha Iracema foge com um cabo de polícia, queixa a esta, relutâncias encontradas, e afinal, abandona-a amigada com êste, e prostituição dela e morte na misericórdia. José Portillo, envelhecido, não podendo trabalhar; Clara lava e engoma para sustentá-lo, e no terreiro da estalagem em que moram ela canta uma trova qualquer em um belo dia de sol.

"Diário Íntimo"

1905 - "Três anos de martírios. Surras diárias. Há três anos, mais ou menos, chegou a esta capital, vinda do interior de um dos Estados vizinhos, a menor Claudomira, de 20 anos de idade, indo para a casa de uma familia residente à Rua Nora número 2-D. / Durante algum tempo foi essa moça, tratada relativamente bem, pois, no desempenho de suas ocupações, que era a de criada, se houve com geral agrado de todos. / Não gozou, entretanto, essa infeliz da paz que, na sua obscura existência, perenemente fazia vicejar a rósea claridade dos seus sonhos de moça. / A mais horrorosa situação, com todo o cortejo de ignomínias, lhe criou o atroz Destino. / Não lhe valeu o esforço sóbre-humano que empregava para libertar-se da pesada tarefa que lhe era dada nos vários serviços da casa, onde, sem causa que tal justifique, lhe aplicam o mais terrível castigo: o açoite! / Tudo tem suportado essa desgraçada. / Crente na misericôrdia divina, dominava-lhe a esperança de ver aplacada a fúria desumana de seus algozes. / Tudo em vão! Impedida de sair à rua, desde que aquí chegou, vive essa desventurada sob o jugo dos seus verdugos. / De tudo a vizinhança sabe. / Desde as primeiras horas da manhã, já se ouve, como fúnebre matina, as lúgubres pancadas do açoite! / E essa infeliz não grita: lamentos abafados, soluços de dor, essa macabra confusão com a voz do algoz, enchem de pavor a vizinhança. / É chegado o momento da redenção que terá lugar com a intervenção da polícia da 15a Circunscrição"

detalhe

"Diário Íntimo"

1905 - Vai se estendendo, pelo mundo, a noção de que há umas certas raças superiores e outras inferiores, e que essa inferioridade, longe de ser transitória, é eterna e intrínseca à própria estrutura da raça. / Diz-se ainda mais: que as misturas entre essas raças são um vicio social, uma praga e não sei que cousa feia mais. / Tudo isto se diz em nome da ciência e a coberto da autoridade de sábios alemães. / Eu não sei se alguém já observou que o alemão vai tomando, nesta nossa lúcida idade, o prestígio do latim na Idade Média. / O que se diz em alemão é verdade transcendente. Por exemplo, se eu dissesse em alemão - o quadrado tem quatro lados - seria uma cousa de um alcance extraordinário, embora no nosso rasteiro portugués seja uma banalidade e uma quase-verdade. // E assim a cousa vai se espalhando, graças a fraqueza da crítica das pessoas interessadas, e mais do que à fraqueza, à covardia intelectual de que estamos apossados em face dos grandes nomes da Europa. Urge ver o perigo dessas idéias, para nossa felicidade individual, e para nossa dignidade superior de homens. Atualmente, ainda não saíram dos gabinetes e laboratórios, mas amanhã, espalhar-se-ão, ficarão à mão dos políticos, cairão sôbre as rudes cabeças da massa, e tal vez tenhamos que sofrer matanças, afastamentos humillantes, e os nossos liberalíssimos tempos verão uns novos judeus.

detalhe

Os séculos que passaram não tiveram opinião diversa a nosso respeito - é verdade; mas, desprovidas de qualquer base séria, as suas sentenças não ofereciam o mínimo perigo. Era o preconceito; hoje é o conceito. / Esmagadoras provas experimentais endossam-no. Se F. tem 0,02 m a mais no eixo maior da oval de sua cabeça, não é inferior em relação a B, que tem a menos, porque ambos são da mesma raça; contudo, em se tratando de raças diferentes, estão aí um critério de superioridade. / As mensurações mais idiotas são feitas, e, pelo complacente critério do sistema métrico, os grandes sábios estabelecem superioridades e inferioridades. / Não contentes com isso, buscam outros dados, os psíquicos, nas narrações dos viajantes apressados, de touristes imbecis e de aventureiros da mais baixa honestidade.

"Diário Íntimo"

1908 - No dia 2, fuí a casa de M... A... Êle vive amancebado com uma rapariga portuguêsa, de vinte e quatro anos, por aí. Tenho ido lá varias vêzes, sempre cheio de suspeitas que me queiram armar alguma cilada. Ê bêsta e infantil tal suposição. Eu não compreendo a ligação dos dous. Êle quase não dorme lá, passa dias sem lá ir; sob os pretextos mais infantis, passa as noites fora. Corre que tem outra amante; suspeito que tem um sócio na mulher...