terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
RETROSPECTIVA

BENJAMIN STONE - Fotografia Documental - Inglaterra 1838-1914


FOTOGRAFIA DOCUMENTAL
Déborah Rodrigues Borges

Fotografia de compromisso social.
Surge a meados do século XX.
Aproximação com o fotojornalismo.
Registro aprofundado de temas factuais.
Trabalho desenvolvido com mais profundidade
do que a cobertura fotojornalística diária.
Desde o início, a fotografia documental 
compartilha com o fotojornalismo o objetivo
de produzir um testemunho visual da realidade.
Entretanto, a imprensa, em meados do século XIX
não atribuirá a fotografia documental o mesmo status
do fotojornalismo.
Os temas consagrados pela fotografia documental,
que são referência ainda hoje para a fotografia e o
fotojornalismo, não atraíam o interesse do público
tanto quanto as coberturas fotográficas de guerras.
As guerras eram o tema privilegiado pelo fotojornalismo e, assim, projetos fotográficos que mostravam outras
realidades - a pobreza, a misêria, o trabalho infantil, 
a exploração humana - não alcançavam a mesma importância no mercado editorial.
Somente com o avanço das tecnolgias de impressão
de fotografias esse tipo de publicação alcançará maior
importância no mercado.
Nos primordios da fotografia documental, o interesse dos
aficionados estava voltado para o registro de viagens
e curiosidades etnográficas de meados do século XIX.
O levantamento etnográfico dos indios norte-americanos
feito por Edward Curtis e Adam Vroman.
A fotografia de intenção documental e orientação
colonialista européia na África e no Oriente (cartões postais
como meio de fazer um "inventário" do mundo).
Com a fotografia documental, estabelece-se uma das grandes motivações da fotografia no século XX: o desejo
de conhecer o outro, de saber como o outro vive,
o que pensa, como vê o mundo, com o que se importa.
É interessante observar, ainda, um aspecto do desenvolvimento da fotografia documental: na imprensa,
ela é adotada primeiro pelos tabloides, e só mais tarde
pelos grandes jornais e pelas revistas ilustradas. Isso porque
as temáticas abordadas se enquadravam melhor, na época,
ao interesse do jornalismo "sensacionalista".
Em abril de 1935, o presidente norte-americano Franklin
Roosevelt criou a Resettlement Administration para encontrar soluções aos problemas que afetavam a população do setor rural.
Em 1937, a Resettlement Administration converteu-se em
Farm Security Administration (FSN), que desenvolve
trabalhos até 1949, com um conjunto de responsabilidades
que incluiam o apoio a pequenos administradores e a
reorganização das comunidades arruinadas pela Grande
Depressão motivada pelo crash de Wall Street em 1929.
Para documentar os trabalhos que tinham que ser empreendidos foi utilizada a fotografia, e estes documentos fotográficos se tornaram um dos mais significativos arquivos
da história norte-americana.
Colaboraram neste trabalho os fotógrafos: Arthur Rothstein,
Walker Evans, Carl Mydans, Ben Shahn, Dorothea Lange,
Russel Lee, Jack Delano, Marion Post Wolcott e John Vachon.

JACQUES-HENRI LARTIGUE - Fotografia Documental - França 1894-1986


JACQUES-HENRI LARTIGUE - Fotografia Documental


LEWIS HINE - Fotografia Documental - Estados Unidos 1874-1940


ANDRÉ KERTÉSZ - Fotografia Documental - Hungria 1894-1985


ANDRÉ KERTÉSZ - Fotografia Documental


ROBERT FRANK - Fotografia Documental - Estados Unidos 1924


LEE FRIEDLANDER - Fotografia Documental - Estados Unidos 1934


CHRISTIAN SUNDE - Fotografia Documental


TOM ZIMMERMAN - Fotografia Documental - Estados Unidos 1938