sábado, 4 de março de 2017

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL 
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DO BARROCO
CARAVAGGIO
Tenebrismo
O Espírito da Tragédia
   

CARAVAGGIO - Retrato de Ottavio Leoni


CARAVAGGIO - Michelangelo Merisi
Milão, Itália 1571 - Porto Ercole, Itália 1610
Foi um dos mais notáveis pintores italianos,
atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 
e 1610. Seu trabalho exerceu influência importante
no estilo barroco, do qual foi o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal
da sua familia, e foi escolhido como seu nome artístico.
Exceto em suas primeiras obras, pintou fundamentalmente
temas religiosos. No entanto, foram varias as vezes
em que suas pinturas feriram as susceptibilidades
dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adoptar figuras etéreas e delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Biblia, preferia escolher seus modelos entre o povo, tais como prostitutas, crianças das ruas e mendigos, sem receio de mostrar a feiura e deformidades em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Dos efeitos que dava aos quadros, originou-se o Tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Nascido no ducado de Milão, onde seu pai, Fermo Merisi,
era arquiteto e decorador, tinha apenas seis anos
quando a peste bubônica matou todos os homens 
da sua familia, incluindo seu pai. 
Ele cresceu contencioso e agressivo.
Considerado um farrista inconsequente, vivia tendo problemas com a polícia, sem dinheiro e buscando brigas
nos pulgueiros da cidade. Em 1606, matou um jovem 
durante uma briga e fugiu de Roma, com a cabeça a prêmio.
Passou por Nápoles, Malta e Sicília, onde pintou telas
de lirismo transfigurado.
Por seu gênio difícil e vida turbulenta, era considerado
um personagem enigmático, fascinante e perigoso.
Após uma carreira de pouco mais de uma década, Caravaggio morreu em circuntâncias desconhecidas 
em 1610, aos 38 anos.
Uma característica marcante da sua pintura, foi o impacto
realista que dava as suas imagens, ao usar um fundo 
sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro,
e agrupar a cena em primeiro plano com focos intensos
de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos.
O uso de sombras e luz (claro-escuro) é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena. 
Os efeitos de iluminação que criou receberam o nome
específico de tenebrismo.

dados extraídos da Wikipédia

ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO - "A Ceia de Emaús" - óleo


TENEBRISMO
O Tenebrismo foi uma tendência pictórica
nascida no Barroco que se perpetuou irregularmente
até o Romantismo. Seu nome deriva de tenebra
(treva, em latim), e é uma radicalização do princípio
de claro-escuro. Teve precedentes no Renascimento
e se desenvolveu com maior força a partir da obra
do italiano Caravaggio, sendo praticada também 
por outros artistas na Espanha, Países Baixos e França.
Como corrente estilística teve curta duração, 
mas em termos de técnica representou uma importante
conquista, que foi incorporada à história da pintura ocidental.
Os intensos contrastes de luz e sombra emprestam
um aspecto monumental as personagens, 
e embora exagerada, é uma iluminação que aumenta
a sensação de realismo, torna mais evidentes 
as expressões faciais, a musculatura adquire valores escultóricos, e se enfatizam o primeiro plano e o movimento.
Ao mesmo tempo, a presença de áreas enegrecidas
dá mais importância à pesquisa cromática e ao espaço
iluminado como elementos de composição com valor próprio.
Na França Georges de La Tour foi um dos adeptos 
da técnica; na Itália Battistelo Caracciolo, Giovanni Baglione
e Mattia Preti, na Holanda Rembrandt van Rijn, 
e na Espanha, José de Ribera, Francisco Ribalta e Francisco de Zurbarán, foram seus representantes.

dados extraídos da Wikipédia

ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


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ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


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ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


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ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO


ARTE DO BARROCO - CARAVAGGIO