O propósito deste blog é o de mostrar o trabalho do ilustrador,independente das regras impostas pelo mercado,nas quatro disciplinas praticadas por mim, em diferentes momentos e veículos: A Caricatura na Imprensa,A Ilustração na Imprensa,A Ilustração Editorial e O Poema Ilustrado. Também são mostradas modalidades diferentes das mesmas propostas como: Montagens das exposições e a revalorização do painel mural, através das técnicas de reprodução digital em baner.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
BENITO QUINQUELA MARTIN - 1890-1977
Cujo nome de nascimento é Benito Juan Martin,
foi um pintor expressionista portenho, filho de mãe desconhecida
que o abandonou na "Casa de Niños Expósitos", e foi adotado
com a idade de 7 anos, pela familia Chinchella, donos de uma carvoaria.
O "Quinquela" foi uma tradução posterior do sobrenome do padrasto.
É considerado o pintor dos portos e dos trabalhadores da estiva,
e um dos artistas plásticos mais populares do país.
Suas cenas portuárias mostram a atividade e o vigor da vida diária
no cais de "La Boca".
Teve que trabalhar desde criança carregando sacas de carvão,
e esta experiência marcou a sua visão dos trabalhadores brasais
que aparecem em muitas das suas pinturas, realizadas a espátula
em grossas camadas de tinta óleo.
As imagens dos "cemitérios marinhos" com as carcaças dos navios
abandonadas à intempérie que lembram as fantasmagorias do Simbolismo,
ficaram quase inéditas na divulgação do seu trabalho, utilizado pela midia
como cartão postal da cidade.
Em 1938 com o lucro da venda de seus quadros e doações, acabou de contruir
o predio, hoje museu, que leva seu nome e alberga a obra dos artistas boquenses.
Cujo nome de nascimento é Benito Juan Martin,
foi um pintor expressionista portenho, filho de mãe desconhecida
que o abandonou na "Casa de Niños Expósitos", e foi adotado
com a idade de 7 anos, pela familia Chinchella, donos de uma carvoaria.
O "Quinquela" foi uma tradução posterior do sobrenome do padrasto.
É considerado o pintor dos portos e dos trabalhadores da estiva,
e um dos artistas plásticos mais populares do país.
Suas cenas portuárias mostram a atividade e o vigor da vida diária
no cais de "La Boca".
Teve que trabalhar desde criança carregando sacas de carvão,
e esta experiência marcou a sua visão dos trabalhadores brasais
que aparecem em muitas das suas pinturas, realizadas a espátula
em grossas camadas de tinta óleo.
As imagens dos "cemitérios marinhos" com as carcaças dos navios
abandonadas à intempérie que lembram as fantasmagorias do Simbolismo,
ficaram quase inéditas na divulgação do seu trabalho, utilizado pela midia
como cartão postal da cidade.
Em 1938 com o lucro da venda de seus quadros e doações, acabou de contruir
o predio, hoje museu, que leva seu nome e alberga a obra dos artistas boquenses.
FORTUNATO LACÁMERA nasceu em "La Boca",
tema preferido das suas pinturas, em 1887, e morreu
no mesmo bairro em 1951.
Lacámera foi quem melhor representou o visual, a cor
e a luz da paisagem portuária de Buenos Aires.
Junto a Quinquela Martin, outro importante pintor boquense,
foram os fundadores da comunidade artistica da
"República de La Boca", como foi chamada em tom
"separatista", pelos imigrantes genovese, muitos deles anarquistas.
Em 1940 fundou e presidiú até a sua morte,
a "Agrupación de Gente de Artes y Letras - Impulso",
em que reuniú os protagonistas da vida cultural do bairro.
A sua pintura está aparentada à denominada "pintura metafísica"
e se antecipa ao Hiperrealismo.
tema preferido das suas pinturas, em 1887, e morreu
no mesmo bairro em 1951.
Lacámera foi quem melhor representou o visual, a cor
e a luz da paisagem portuária de Buenos Aires.
Junto a Quinquela Martin, outro importante pintor boquense,
foram os fundadores da comunidade artistica da
"República de La Boca", como foi chamada em tom
"separatista", pelos imigrantes genovese, muitos deles anarquistas.
Em 1940 fundou e presidiú até a sua morte,
a "Agrupación de Gente de Artes y Letras - Impulso",
em que reuniú os protagonistas da vida cultural do bairro.
A sua pintura está aparentada à denominada "pintura metafísica"
e se antecipa ao Hiperrealismo.
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