segunda-feira, 19 de julho de 2010

PHILIP GUSTON / Retrospectiva / & 1 poema de Allen Guinsberg

Philip Guston no seu estudio de New Yorck 1956-57 - foto: Arthur Swoger

PHILIP GUSTON - Canadá 1913 - Estados Unidos 1980 / Começa a desenhar e pintar em 1927, aos 14 anos. Num período inicial é influenciado pelo Renascimento e pelos pintores Paolo Ucello, Andrea Mantegna e Piero della Francesca. Na figuração posterior, tentará uma integração do "espaço arquitetónico modelado" da Arte Renascentista, com o espaço geometrizado e sintético do Cubismo. Nos anos 30 adere ao Movimento Muralista Mexicano, sendo influenciado por David Alfaro Siqueiros. Começam a aparecer em seus quadros, as sinistras figuras encapuzadas da Ku Klux Klan. Nos anos 50 sua pintura é influenciada pelo Expressionismo Abstrato liderado por Jackson Pollock, de quem Guston fora companheiro de estudos na juventude. No final dos anos 60 se opera uma mudança radical na sua pintura, voltando para uma figuração expressionista, caricatural e política, fazendo participar nas suas composições de ferraduras, latões de lixo, e sapatos gastos, elementos dos comics e dos desenhos animados. Imagens surradas nos mostram tudo que vai sendo "excluído" na grande cidade. Gigantescas caricaturas pintadas com os materiais tradicionais da pintura: tela e tinta óleo, mas subvertendo a linguajem ao utilizar grafismos próprios dos quadrinhos charges e grafites. / "Pintar é voltar sempre a começar pelo principio, sendose, no entanto, incapaz de ignorar os argumentos habituais sobre o que te vês a pintar. A tela na qual se trabalha modifica as anteriores numa cadeia infindável, desconcertante, que parece nunca terminar" - Philip Guston

Retrato de Guston trabalhando num painel - New Yorck 1939

Pintura mural - México 1934

SUNDAY INTERIOR - 1941 óleo sobre tela - 96/5 x 61 cm

MARTIAL MEMORY - 1941 óleo sobre tela - 101/9 x 81/9 cm

DRAWING FOR BOMBARDMENT - 1936 lápiz sobre papel - 45 x 60/3 cm

CLOTHES INFLATION DRILL (Treinamento) - 1943 lápiz sobre papel - 57/2 x 73/7 cm

BOYS FIGHTING (estudo para mural) - 1938 lápiz de cor sobre papel - 38/9 x 33 cm

IF THIS BE NOT I - 1945 óleo sobre tela - 42/5 x 55/5

AMÉRICA / Allen Guinsberg / de "Uivo, Kaddish e outros poemas (1953-1960) / dedicado a: Jack Kerouac, novo Buda da prosa americana, que borrifou inteligência em onze livros escritos na metade deste número de anos (1951-1956) - criando uma prosódia bop espontânea e uma literatura clássica original. Varias frases e o título de Uivo são tirados dele. / William Seward Burroughs, autor de Naked Lunch, uma novela sem fim que deixará todo mundo louco. / Neal Cassady, autor de The First Third, uma autobiografia (1949) que iluminou Buda. / Todos esses livros estão publicados no Céu. / tradução: Cláudio Willer - L&PM 1984
América eu lhe dei tudo e agora não sou nada. / América dois dólares vinte e sete centavos 17 de janeiro, 1956. / América não agüento mais a minha própria mente. / América quando acabaremos com a guerra humana? / Vá se foder com sua bomba atómica. / Não estou legal não me encha o saco. / Não escreverei meu poema enquanto não me sentir legal. / América quando é que você será angelical? / Quando você tirará sua roupa? / Quando você se olhará através do túmulo? / Quando você merecerá seu milhão de trotskistas? / América por que suas bibliotecas estão cheias de lágrimas? / América quando você mandará seus ovos para a Índia? / Estou cheio das suas exigências malucas. / Quando poderei entrar no supermercado e comprar o que preciso / só com minha boa aparência? / América afinal eu e você é que somos perfeitos não o outro mundo. / Sua maquinaria é demais para mim. / Você me fez querer ser santo. Deve haver algum jeito de resolver isso. / Burroughs está em Tanger acho que ele não vai voltar mais isso é sinistro. / Estará você sendo sinistra ou isso é uma brincadeira?