quinta-feira, 8 de maio de 2014

GHENIE - pinturas --


GHENIE - pinturas --


GHENIE - pintura --


GHENIE - pinturas --


GHENIE - pinturas --


GHENIE - pinturas --


GHENIE - pintura --


GHENIE - pintura --


"As impressões cinematográficas nas minhas pinturas,
são parcialmente determinadas pela luz e textura.
As configurações onde são utilizadas projeções fotográficas,
pintadas em estilo quase hiper-realista,
são imediatamente desconstruídas com manchas abstratas
provocando texturas semelhantes a uma erosão.
Os fundos das composições anexando silhuetas humanas
é composto de umidades, paredes queimadas, paredes
danificadas...
Nós, que vivemos em uma época pós-Segunda Guerra Mundial, estamos constantemente olhando para o passado, 
a fim de compreender a nossa condição atual. Ao invés de
figuras históricas, Hitler e Lenin aparecem como fantasmas
nas minhas pinturas. Foi um período em que eu tentei
descrever a sua imagem residual no inconsciente coletivo.
Pinturas-fotografias-clichés, como o Lenin 
morto-embalsamado, uma imagem familiar para milhões
de pessoas.
Eu estou particularmente interessado no estado 
de excepcionalidade que caracteriza a vida cotidiana
dos regimes totalitários. Em tais circunstâncias tudo é
distorcido. O assunto nacional-socialismo, por exemplo,
está presente no meu trabalho, não apenas o comunismo.
Mas existem maneiras subterrâneas mais subliminares,
em que você é marcado, memórias da infância da minha vida, vivida sob o regime comunista romeno.
O porão da casa da minha família, era um espaço que
continha muitos objetos que foram descartados, e este
espaço foi para mim um verdadeiro receptáculo de lembranças pessoais. Muitas das minhas obras são autobiográficas, e captam esse encontro melancólico
com o meu passado."
Adrian Ghenie















GHENIE - pintura e colagem --


GHENIE - pintura --


GHENIE - pintura --


GHENIE - pintura --


GHENIE - foto-montagem --


GHENIE - pintura --


GHENIE - pintura - detalhe --