domingo, 7 de fevereiro de 2010

"The Yellow Hat", 1980 - pastel e carvão sobre papel - 77.5 x 57.8 cmys.

"Oxford Woman", 1958 - carvão sobre papel - 35.5 x 30.5 cmts.

"The Sailor (David Ward) 1979-80 - óleo sobre tela - 152.4 x 61 cmts.

"Yona in Paris", 1982 - carvão sobre papel - 57.2 x 39 cmts.

"Bad Character", 1990 - óleo sobre tela - 61.2 x 51.1 cmts

Alguns Quadros Tem Livros / Retrospectiva / Kitaj na Tate Gallery - Londres 1994
"Se há livros ilustrados com pinturas, também pode haver quadros ilustrados por livros" diz Kitaj. Ele começou por colar extensos textos manuscritos nos seus quadros-puzzles do inicio da arte Pop, ha cerca de 35 anos, justificando a heresia que podia ser também um gesto neo-dadaista, com o precedente das notas de roda-pe que T.S.Elliot associara ao seu poema mais famoso "The Waste Land". Depois tomou o gosto de fazer "prefácios" para muitas das suas obras, publicados no catálogo da sua primeira exposição de 1963 na Marlborough Galeria, e também expostos em tabelas anexas.

"The Sculptor", 1992 - óleo sobre tela - 122.9 x 122.9 cmts.

"Casting", 1967-69 - detalhe - óleo sobre tela - 250.2 x 91.4 cmts.

"The Killer-Critic Assassinated by His Widower, Even", 1997 - óleo e colagem sobre tela - 152.4 x 152.4 cmts.

"His Last Painting", 1987 - óleo sobre tela - 99.7 x 62.9 cmts.

"Sunday", 1991 - óleo sobre tela - 91.7 x 152.8 cmts.

"Juan de la Cruz", 1967 - óleo sobre tela - 183 x 152.4 cmts

"Juan de la Cruz" - detalhe

A escrita não é a explicação da pintura mas pode referir as motivações com que o pintor abordou o seu tema, pode fornecer pistas sobre as referências feitas a obra de outros artistas, identificar os personagens das suas ambiciosas composições alegóricas, ou tomar o carácter de "short stories" que se juntam, com a independência de narrações paralelas, as suas últimas pinturas declaradamente autobiográficas. Os quadros tem "vidas secretas" e o pintor, que costuma apresentar-se como um "velho simbolista" apenas abre algumas das suas infindáveis portas.

"Doctor Kohn", 1978 - pastel e carvão sobre papel - 55.9 x 38.1 cmts.

"Ashmolean Drawing (Oxford) 1958 - lápiz sobre papel - 53.3 x 41.6 cmts.

"His New Freedom", 1978 - pastel e carvão sobre papel - 76.8 x 55.9 cmts.

"His New Freedom" - detalhe

"Dominie (Dartmouth) 1978 - pastel e carvão - 55.9 x 38.1 cmts

"Two Famous Writers", 1980 - detalhe - crayon sobre papel - 151.1 x 55.9 cmts

"La Pasionaria", 1969 - óleo sobre tela - 30.5 x 30.5 cmts

Kitaj asumiú o forte componente literário e erudito da sua formação intelectual e o caráter temático da sua obra, infringindo un dos mais persistentes interditos prescritos pela vontade de autonomia que marcou o modernismo formalista: o assunto é a própria pintura, apenas o jogo formal dos espaços e cores, a obra "fala" por si própria, ou pela boca do crítico. Kitaj é um pintor figurativo, e depois da morte de Bacon um dos nomes mais importantes de uma tradição que reivindica o (modernismo heróico antes do maneirismo modernista) para fazer uma pintura sobre temas de hoje (centrada nas relações humanas, na arte do passado, na vida das ideias, e na revelação de si próprio.

"Where the Railroad Leaves the Sea", 1964 - óleo sobre tela - 121.9 x152.4 cmts.

"Where the Railroad Leaves the Sea" - detalhe

"General of Hot Desire", 1968-69 - óleo sobre tela - 152.4 x 91.5 cmts.