sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Carlos Alonso, pintor - "A lição de anatomia" - (releitura do quadro de Rembrandt) - crayón e colagem 1970


Carlos Alonso, pintor - "Silêncio P" - acrílico 1976


Carlos Alonso, pintor - Auto-retrato - crayón 1960-61


Carlos Alonso, pintor - "Invernadero" (Retrato de Renoir) acrílico 1979


Carlos Alonso, pintor - Retrato do pintor Roberto Duarte - pastel 1969


Carlos Alonso, pintor - Retrato - acrílico


Carlos Alonso, pintor - Retrato de Lino Enea Spilimbergo - crayón


Carlos Alonso, pintor - Retrato - tinta


carlos Alonso, pintor - "Mãos anônimas - capuz" - acrílico


Carlos Alonso, pintor - "Capuz" - acrílico


Carlos Alonso, pintor - "Tango" - acrílico 1978


Carlos Alonso, pintor - "Gran Tango" - lápiz 1975


Carlos Alonso, pintor - "Maquiagem" - acrílico 1978


Carlos Alonso, pintor - "Mãos anônimas e direção obrigatória" - tríptico - acrílico 1982-83


Carlos Alonso, pintor - "Mãos anônimas e direção obrigatória" - detalhe


Carlos Alonso, pintor - Retrato de Paloma - acrílico


Carlos Alonso, pintor - "Mãos anônimas, direção obrigatória" - Auto-retrato - vista parcial - acrílico 1982-83


Carlos Alonso, pintor - "Mãos anônimas, direção obrigatória" - (tríptico com autorretrato) - acrílico 1982-83


Carlos Alonso, pintor - Retrato de Lino Enea Spilimbergo - acrílico


Carlos Alonso, pintor - Estudo anatómico de homem velho - nanquim


Carlos Alonso, pintor - Ilustração para "La Guerra al Malón" do Comandante Prado - EUDEBA - 1965


Carlos Alonso, pintor - "A passarela" - pastel


Carlos Alonso, pintor - "O bicho papão" - pastel


Encarte do jornal "Página 12" de Buenos Aires, anunciando a concentração e exposição coletiva dos artistas plásticos argentinos, em repúdio a ditadura militar e o terrorismo de Estado (1976-1983)


Jornal Página 12


Jornal Página 12


Carlos Alonso, Ilustrador Literário

Carlos Alonso deu continuidade a proposta do realismo social
formulada pelos pintores da "Oficina de Mural",
de uma arte em comunicação com o povo, não como pintor muralista,
mas como ilustrador, participando de um projeto editorial de EUDEBA:
Editorial Universitária de Buenos Aires, da edição ilustrada em tamanho
tabloide, de obras clássicas da literatura, que era vendida também em banca
de jornal ao preço de um livro.
O aparecimento das ilustrações de Carlos Alonso, um artista plástico dedicado
também ao oficio de ilustrador, foi uma revolução no mercado editorial argentino.
Creio que esa mudança, assim como o aparecimento dos desenhos do uruguaio
Hermenegildo Sabat na imprensa, influenciaram a minha decissão de me dedicar  
à caricatura e a ilustração.
Alberto Breccia e Hugo Pratt, também foram influências importantes,
rompendo os "moldes" rotineiros do relato visual das histórias em quadrinhos,
e elevando o nível literário do género.