quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
EDGAR DEGAS
PRÉ-IMPRESSIONISMO
CRÔNICAS DA VIDA PARISINA NO SÉCULO XIX  

EDGAR DEGAS
Paris, França 1834
Pintor, gravurista, escultor e fotógrafo
É conhecido sobretudo pela sua visão particular
do mundo do ballet, sabendo captar os mais belos cenários.
Degas era filho promogénito de um banqueiro
pertencente a uma familia nobre da Bretanha, 
e passou a sua infância num bairro aristocrático
próximo dos Jardins do Luxemburgo, em Paris.
Em 1854, ingressa no ateliê de Louis Lamothe,
onde conhece Dominique Ingres, que foi seu conselheiro
durante os primeiros anos da sua carreira.
Fascinado pelos pintores italianos e holandeses,
passava os seus dias no Louvre, desenhando cópias
de obras de Dürer, Goya e Rembrandt.
Depois de abandonar o curso de direito em 1855, que tinha sido imposto pelo pai, empreendeu uma viagem a Itália,
onde viveu por três anos estudando a obra dos artistas
da Renascença.
De retorno a França no ano de 1859, instala-se
num estúdio em Paris.
Estuda a Delacroix e Ingres, cuja obra admirava.
Em 1864, conhece Edouard Manet, de quem se torna amigo, e cuja ligação com os impressionistas, influenciaría
sua pintura. Manet promove a primeira exposição
dos pintores impressionistas, onde Degas mostrou 
seu trabalho. De 1874 a 1886, expõe com eles, 
mas os seus repetidos conflitos com a estética do grupo,
fez con que rejeitasse o rótulo que a imprensa
lhe tinha criado. Ainda hoje, a sua inclusão na pintura
impressionista é discutida pelos historiadores de arte.
Uma análise do conjunto da sua obra, coloca Degas como
pré-impressionista, da mesma forma que Edouard Manet, seu amigo e mentor. Como este, recebeu a influência 
da gravura japonesa, grande referência do Impressionismo, e cuja estética iria mudar definitivamente a arte ocidental.
Degas também praticou a fotografia, que o ajudou a captar
o movimento nas suas composições sobre ballet, cavalos de corrida e na sua série das mulheres no banho. 
A "modernidade" do enquadramento das modelos nesta série, se deve a que as pinturas foram realizadas a partir de instantáneas fotográficas.
A sua escolha dos temas era pouco convencional. Retratou a vida noturna de Paris, e os seus vicios, como ficou
registrado no quadro "O absinto" de 1876-77.
As numerosas versões de "Mulheres no banho"
foram realizadas a pastel, devido a dificuldade de visão
que o afetou nos seus últimos anos. A sua palheta ganhou
mais força e luminosidade, enquanto as formas se simplificaram. Degas misturava o estilo impressionista
de Manet e os japoneses, com inspirações neoclássicas
baseadas na Renascença italiana e nos "torneados humanos" de Ingres.
Morreu em Paris, a 27 de setembro de 1917, aos 83 anos.

dados extraídos da Wikipédia

DEGAS - Auto-retrato - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - pastel


DEGAS - pastel


DEGAS - pastel


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - pastel


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - Retrato de uma velha italiana - óleo


DEGAS - lápiz


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo e pastel


DEGAS - pastel


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - lápiz


DEGAS - lápiz


DEGAS - lápiz


DEGAS - Auto-retrato jovem - lápiz


DEGAS - óleo


DEGAS - óleo


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Saída do banho - pastel


DEGAS - detalhe


DEGAS - Mulher no banho - óleo


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Mulher no banho - pastel


DEGAS - Ensaio de ballet - óleo


DEGAS - Bailarinas - óleo e pastel


DEGAS - Bailarinas - óleo


DEGAS - Bailarina - óleo e pastel


DEGAS - Cena de ballet - pastel


DEGAS - Bailarina - pastel


DEGAS - Bailarina - pastel


DEGAS - Bailarinas - óleo


DEGAS - Bailarina - óleo