terça-feira, 26 de setembro de 2017

CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
A História Humana Contada Pela Arte
ARTE DA ESCOLA UKIYO-E
HOKUSAI E A ESCOLA UKIYO-E
A Revolução da Arte Bidimensional Japonesa
Que Mudou a Arte do Ocidente
Antecedente das Modernas Histórias em Quadrinhos

"El Barco" - Edição virtual - Monte Alto - Rio de Janeiro 2017
 
   

KATSUSHIKA HOKUSAI - "A Grande Onda de Kanagawa" - - xilogravura


UKIYO-E

Ukiyo-e, significa literalmente: retratos do mundo flutuante,
também conhecido vulgarmente como estampa japonesa.
Foi um gênero de xilogravura e pintura que prosperou
no Japão entre os séculos XVII e XIX.
Destinava-se inicialmente ao consumo da classe mercante
do período Edo (1603-1867). Entre as mais populares temáticas abordadas estão, a beleza feminina, o teatro
Kabuki, os lutadores de Sumô, cenas históricas e lendas
populares, cenas de viagens e paisagens; fauna e flora,
e pornografia.
Alguns artistas devotaram-se à pintura, mas a maioria
era composta por gravuristas. O artista gravador raramente
talhava seus próprios blocos de impressão, a produção
era dividida entre: o criador da imagen (artista) - o talhador: que gravava a arte nos blocos - o impressor: que pintava e prensava os blocos - e o publicador: quem financiava,
promovia e distribuia os trabalhos. 
O termo "Ukiyo-e" (mundo flutuante), descrevia o estilo de vida hedonista da era. Pintadas ou impressas, essas obras eram populares entre os burgueses abastados o suficiente
para adquiri-las a fim de decorar suas casas.
O auge do período, em quantidade e qualidade, foi marcado
por peças que retratavam a beleza e o teatro, criadas 
por mestres como Torïi Kiyonaga, Kitagawa Utamaro
e Töshüsai Saraku no final do século XVIII. 
Esse ápice foi seguido, no século seguinte, por mestres
em paisagens liderados por Hokusai, cuja "A Grande Onda
de Kanagawa" é uma das mais populares imagens da arte japonesa, e por Hiroshige, conhecido pela sua série "Cinquenta e Três Estações da Tökaido".
O gênero foi um elemento nuclear para a formação
da percepção ocidental a respeito da arte do Japão no final
do século XIX, especialmente a partir das paisagens
de Hokusai e Hiroshige. Na década de 1870, o japonismo
tornou-se uma proeminente tendência e foi grande
influência para os primeiros impressionistas, como Edgar
Degas, Edouard Manet e Claude Monet, pós-impressionistas como Vincent Van Gogh, que fez varias releituras 
das paisagens de Hiroshige, e de artistas da Art Nouveau,
como Toulouse-Lautrec.

dados extraídos da Wikipédia
KATSUSHIKA HOKUSAI
Influência e Mudança na Arte Ocidental 
  

 

KATSUSHIKA HOKUSAI
Edo, Japão 1760-1849
Foi um dos principais artistas da escola Ukiyo-e,
e um especialista em pintura chinesa no Japão. 
É conhecido como autor da série de xilogravuras 
"Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji" (1831), que inclui
sua pintura icônica "A Grande Onda de Kanasawa",
criada durante a década de 1820.
Hokusai criou essas obras tanto como resposta 
à suas viagens, quanto pela sua obsessão pelo Monte Fuji.
Era filho de uma família de artesãos. 
Seu pai era o fabricante de espelhos Nakajima Ise, 
que produziu os espelhos do Shogun.
Hokusai começou a pintar por volta dos 6 anos de idade,
possivelmente aprendendo a arte de seu pai, cujo trabalho
também incluía a pintura de desenhos em volta dos espelhos
Aos 14 anos tornou-se aprendiz de um entalhador
de madeira, onde trabalhou até os 18 anos de idade, 
quando foi aceite no estúdio de Katsukawa Shunshô, que era um artista de Ukiyo-e, um estilo de gravuras e pinturas
em bloco de madeira em que Hokusai se tornaria mestre.
Ukiyo-e, tal como praticada por artistas como Shunshô,
focava as imagens de cortesãs e atores do Kabuki
que eram populares no Japão daquela época.
Depois de um ano, o nome de Hokusai foi mudado
pela primeira vez, quando ele foi apelidado Shunkô
por seu mestre. Foi sob esse nome que publicou, em 1779,
seus primeiros trabalhos, uma série de gravuras de atores
do Kabuki.
Durante a década em que trabalhou no estúdio Shunshô,
Hokusai casou-se com sua primeira esposa, que morreu 
no início de 1790. 
Ele iria se casar novamente em 1797, esta segunda mulher também morreu, após um curto periódo de tempo. 
Ele teve 2 filhos e 3 filhas com estas duas mulheres.
Seus trabalhos mais conhecidos são: "Hokusai Mangá",
uma coleção de desenhos de pessoas, animais e objetos,
inspiradores do estilo das modernas histórias 
em quadrinhos, e " Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji",
esta obra só foi publicada após a sua morte.
Katsushika Hokusai faleceu em 10 de maio de 1849.
Posteriormente, cópias de suas ilustrações foram levadas
ao mundo ocidental servindo de proteção para cerâmicas, influenciando, junto com os artistas do Ukiyo-e, movimentos europeus como o Impressionismo, o Pós-Impressionismo 
e a Art Nouveau, a esta influência foi dado o nome 
de japonismo.

dados extraídos da Wikipédia 

ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO=E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI


ESCOLA UKIYO-E - HOKUSAI