quarta-feira, 27 de julho de 2016

VUILLARD


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VUILLARD - Retrato de Toulouse-Lautrec - óleo


VUILLARD - Auto-retrato - óleo


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CURSO DE ILUSTRAÇÃO EDITORIAL
SINTETISMO
Texto Informativo
  

Paul Gauguin - "A Visão Depois do Sermão, a Luta de Jacó com o Anjo" - óleo


Técnica estética e pictórica francesa de fins da década 
de 1880 baseada no uso de grandes chapadas de cor
com contornos vigorosamente cerrados; oposto
a disolução de formas do Impressionismo. 
O sintetismo, elaborado em Pont aven por Émile Bernard 
e Paul Gauguin, influenciou especialmente os nabis 
e alguns pintores do Simbolismo.
Nas últimas duas décadas do século XIX, artistas e críticos
procuravam por uma linguagem que pudesse reproduzir,
nas artes plásticas, a proposta simbolista de mistêrio
e evocação que poetas como Mallarmé apresentavam
na literatura.
Gauguin era convicto de que buscava produzir uma pintura
sem precedentes, tanto nas idéias quanto no trabalho
prático. Seu estímulo intelectual provinha da estreita
correspondência que mantinha com outros artistas e poetas, com quem discutia longamente questões de interesse
tanto dos poetas quanto dos pintores. 
Além do contato com nomes como Paul Cézanne e Vincent
Van Gogh, relacionava-se também com jovens talentosos
como Émile Bernard e Paul Sérusier. Em 1888 Gauguin
vivia na cidade de Pont Aven, na região da Bretanha.
Desde agosto daquele ano, estava pensando no tema
de um quadro retratando mulheres bretãs no campo,
mas depois optou por um motivo muito mais arrojado 
de caráter místico. Chamou o quadro de A Visão Depois
do Sermão, a Luta de Jacó com o Anjo. Nele retratava
um grupo de mulheres bretãs no campo observando
um homem lutando contra um anjo. A composição utilizava
recursos inspirados nas gravuras japonesas, e constitui
um marco fundamental para o Modernismo. Ela marca
a despedida de Gauguin do Impressionismo, escola da qual
ele nunca participou completamente, e a criação de algo
completamente novo. Rompe com a tradição realista
como A Grande Jatte de Seurat, liberta finalmente a arte do século XIX dos grilhões do naturalismo e inicia
o processo que hoje tem o título de "moderno".